Energia

EDP com nova solução solar para poupança no aquecimento de água

Maximização do potencial da energia solar pode representar importantes poupanças
Texto
EDP investe em solução tecnológica de poupança energética (foto: divulgação)
EDP investe em solução tecnológica de poupança energética (foto: divulgação)

Poupança é provavelmente uma palavra que te chama de imediato à atenção, em especial numa altura em que a inflação parece querer esmagar os rendimentos de cada um de nós. E é disso mesmo que trata uma nova solução da EDP, de poupar tempo e dinheiro utilizando a energia solar.

A inovação, baseada num novo termoacumulador solar com gestão inteligente, chega de Inglaterra através de um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros da EDP Ventures na startup Mixergy, que desenvolveu uma tecnologia que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para reduzir de forma significativa o custo e diminuir o tempo (é cinco vezes mais rápida) com aquecimento de água, aplicando uma gestão mais eficiente e melhor aproveitamento da energia solar.

De acordo com informação da EDP Comercial, esta tecnologia, já testada em famílias de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal, permite alcançar poupanças de até 60% no custo com energia para aquecimento de água ou até níveis superiores de poupança em casas com anterior aquecimento a gás.

edp - away
Os painéis solares podem fornecer energia para aquecimento de água (Foto: LM Crew/ Pexels)

Como funciona a inovação da Mixergy?

Recorrendo a técnicas de machine learning, a tecnologia presente na solução da Mixergy precisa de apenas duas semanas para analisar os padrões de consumo de cada família e passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa, da forma mais rentável possível em cada ocasião.

Com estes dados, a solução irá, de noite, utilizar a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã, e, durante o dia, utilizará o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes, tornando este aquecimento grátis e maximizando os benefícios de uma solução solar para autoconsumo.

O termoacumulador solar EDP – Mixergy é monitorizado através de uma aplicação, sem precisar de intervenção humana para garantir os melhores resultados. Por se comportar como uma bateria de água para residências, a solução maximiza o aproveitamento de fontes de energia renovável para autoconsumo, reduzindo de forma significativa a energia injetada na rede ao mesmo tempo que assegura uma redução da pegada ambiental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos