Energia

Prato gigante transforma água em hidrogénio com energia solar

Sistema criado por universidade suíça usa radiações do sol para gerar hidrogénio, oxigénio e calor
Texto
Sistema para produção de hidrogénio a partir de energia solar (foto: LRESE/EPFL)
Sistema para produção de hidrogénio a partir de energia solar (foto: LRESE/EPFL)

À primeira vista, pode parecer apenas uma antena parabólica gigante, mas não te deixes enganar pela forma, porque este prato gigante utiliza a energia solar para converter água em hidrogénio verde, oxigénio e calor.

Este novo sistema desenvolvido por investigadores do Laboratório de Ciências e Engenharia de Energias Renováveis (LRESE) da universidade suíça EPFL funciona como uma árvore gigante, concentrando as radiações do sol e usando-as para produzir energia renovável.

Está neste momento no campus universitário como demonstração de conceito e apesar de o prato ser relativamente pequeno, consegue produzir 500 gramas de hidrogénio por dia, suficiente para abastecer 1,5 veículos fuel cell por ano ou para satisfazer metade das necessidades energéticas anuais de uma casa com quatro pessoas.

A universidade explica que a produção de hidrogénio a partir de energia solar é conhecida como fotossíntese artificial. Mas o sistema desenvolvido aqui é inovador porque produz também oxigénio e calor, dois elementos normalmente considerados sobras no processo, permitindo que eles sejam armazenados para serem utilizados.

A criação da EPFL pode ser usada tanto a nível industrial como residencial e a universidade já está a trabalhar com uma empresa de metais para contrui o sistema a uma escala superior. Neste caso, o hidrogénio verde produzido será usado na produção de metal, o oxigénio será para os hospitais nas redondezas e o calor servirá para aquecer as águas da unidade fabril.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal