Energia

Parque solar flutuante do Alqueva é dos maiores da Europa e arranca em julho

Projeto anunciado em maio de 2021 conta com 12 mil painéis solares e tem produção anual de 7,5 GWh.
Texto
Parque solar flutuante no Alqueva
Parque solar flutuante no Alqueva

Foi em maio de 2021 que o projeto foi anunciado: a construção do parque solar flutuante da EDP no Alqueva implicaria um investimento de quatro milhões de euros e iria produzir energia suficiente para 25% da população de Moura e Portel. Um ano depois, os painéis solares que constituem a central solar foram levados por dois barcos para o lago artificial e terão maior capacidade do que o previsto.

Ao todo, são 12 mil painéis solares a ocupar uma área equivalente à de quatro campos de futebol com capacidade instalada de 5 MW. Por isso, de acordo com a Reuters, este será o maior parque de energia solar flutuante da Europa. Deverá começar a produzir energia já a partir de julho.

Este parque solar, que terá uma capacidade de produção anual de 7,5GWh – mais 0,5 GWh do que o inicialmente planeado – , é complementado por um sistema de armazenamento com baterias, um dos maiores do país. Este tem uma capacidade de armazenamento de cerca de 2GWh.

Os painéis solares flutuantes irão produzir energia suficiente para cerca de 1500 famílias – cerca de 30% das necessidades de Moura e Portel.

O projeto foi desenhado num modelo de funcionamento híbrido. Ou seja, em períodos de menor consumo, é possível usar a energia eólica e solar para bombear a água da albufeira e reutilizá-la para produzir nova energia hidroelétrica.

Alqueva (Foto: AP/Armando Franca)

A EDP já está a planear aumentar o parque solar. Em abril, anunciou que no leilão de solar flutuante em Portugal obteve o direito de ligação à rede de eletricidade para uma capacidade de 70 MVAs na albufeira do Alqueva.

De acordo com o comunicado, a empresa espera que o contrato permita instalar até 154 MW de energias renováveis, dos quais 70 MW são de energia solar do parque flutuante. O projeto deverá começar a funcionar em 2025.

(Fotos: AP e EDP)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal