Energia

Nova tecnologia de energia eólica flutuante pronta para implementação

Empresa italiana Plenitude investe na EnerOcean com vista à implementação da inovadora tecnologia W2Power
Tecnologia eólica flutuante W2Power
Tecnologia eólica flutuante W2Power

Contribuir para a implementação de uma solução inovadora de produção de energia eólica foi o que levou a Plenitude, uma empresa do grupo italiano Eni, a investir na espanhola EnerOcean, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia W2Power.

As duas empresas anunciaram uma parceria de longo prazo, focada na implementação da nova tecnologia destinada a parques eólicos flutuantes, encarada pelas partes como uma solução competitiva para o desenvolvimento da energia eólica flutuante a nível global.

A solução incorpora duas turbinas eólicas montadas na estrutura de uma plataforma que em qualquer situação enfrentam sempre o vento predominante.

Em comunicado, a Plenitude e a EnerOcean adiantam que a W2Power produz uma das maiores relações peso-potência e o menor custo de energia nivelado de qualquer tecnologia de energia eólica flutuante.

Depois de concluídos com sucesso os testes de protótipo em mar aberto, realizados em águas espanholas, a tecnologia W2Power está agora pronta para ser implementada, o que irá acontecer com o envolvimento da Plenitude, tanto ao nível do capital como da partilha de conhecimento. A empresa adquiriu 25% da EnerOcean, a qual continuará a operar de forma independente.

Investir em soluções tecnológicas inovadoras é crucial para a Plenitude poder apoiar o processo de transição energética da Eni e atingir os objetivos de longo prazo de 15 GW de capacidade instalada de renováveis até 2030”, destacou Stefano Goberti, Presidente Executivo da Plenitude, a propósito do acordo agora celebrado.

Eni (Foto: L. Bruno/AP)

De acordo com as duas empresas, as soluções flutuantes são vistas como uma forma eficaz de implementar a tecnologia W2Power num conjunto alargado de países, incluindo os situados no sul da Europa, como Portugal, onde o litoral tem águas profundas.

Continuar a ler
Home
Top Gun: Maverick traz Tom Cruise em nova ação
Garrafas de plástico reciclado vão ser utilizadas na construção de pneus
A diferença que pode fazer uma tampa na garrafa. Vê aqui o projeto da Coca-Cola