Energia

EDP instala painéis solares na Cova da Moura e apoia 150 famílias

A instalação de painéis solares no bairro da Cova da Moura, em Lisboa, beneficia várias famílias desta comunidade.
Texto
Painéis solares EDP na Cova da Moura, Lisboa (foto: divulgação)
Painéis solares EDP na Cova da Moura, Lisboa (foto: divulgação)

Numa ação na Cova da Moura, ao abrigo do Programa Solidário, a EDP está a proceder à instalação de 300 painéis solares como forma de apoiar 150 famílias e promover o acesso a energia limpa a esta comunidade desfavorecida.

Nesta intervenção de impacto social, a energética nacional já conseguiu beneficiar 130 das 150 famílias identificadas para receber este apoio. Cada uma delas recebeu dois painéis solares fotovoltaicos para produção de energia em regime de autoconsumo. Como forma de promover a eficiência e poupança energética o Programa inclui ainda a oferta de um frigorífico eficiente em complemento.

Em comunicado a EDP refere que esta iniciativa pretende demonstrar como a energia do sol pode ser utilizada para progresso social, capacitando estas comunidades e envolvendo-as num esforço coletivo de inclusão e de sustentabilidade.

painéis solares - away
Painéis solares na Cova da Moura (foto: divulgação)

Nesta ação na Cova da Moura, a EDP trabalhou em conjunto com quatro associações locais – Associação de Moradores, Associação de Solidariedade Social, Moinho da Juventude e Nasce e Renasce – que têm sido fundamentais na identificação das maiores necessidades do bairro, nos contactos com as famílias residentes e na instalação dos equipamentos.

A EDP tem promovido também a formação e capacitação dos moradores beneficiados, de forma a garantir a utilização adequada e manutenção dos sistemas instalados.

O projeto no bairro da Cova da Moura é apenas um exemplo do que o Solar Solidário pretende alcançar e nos últimos dois anos, têm sido desenvolvidos projetos de instalação de painéis solares em instituições de solidariedade social em Portugal e Espanha. Uma intervenção ibérica, que contou com o apoio da Fundação EDP e da Fundación EDP, e que tem permitido a várias comunidades consumir e partilhar energia solar entre si, apoiando também vizinhos mais vulneráveis e reduzindo significativamente as suas faturas de energia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos