Energia

Portugal tem primeiro parque híbrido eólico e solar da Península Ibérica

Parque de energias renováveis deverá gerar 39,5 GWh de energia limpa, suficiente para alimentar cerca de 30 mil habitações
Texto

Foi feita esta semana a ligação à rede do primeiro projeto híbrido da Península Ibérica que combina energia solar e eólica. Localizado no Sabugal, distrito da Guarda, o parque da EDP Renováveis tem painéis solares fotovoltaicos e turbinas eólicas na mesma área e vai dar eletricidade a cerca de 30 mil habitações por ano.

O parque híbrido de 13 hectares agora inaugurado é capaz de produzir 39,5 GWh e irá ajudar a evitar a emissão de aproximadamente 18 mil toneladas de CO2 anualmente.

A vertente eólica foi a primeira a nascer no parque do Sabugal, já em 2004. Conhecido como Parque Eólico de Mosteiro, é composto por oito turbinas e tem capacidade instalada de 11 MW.

Parque híbrido de energia solar e eólica - AWAY
Parque híbrido começou por ter apenas produção eólica (foto: EDP Renováveis)

Ao lado, foi agora inaugurado o Parque Solar da Mina de Orgueirel que utiliza a mesma ligação à rede e que permitiu quase duplicar a capacidade de produção energética.

A construção da parte de produção solar começou a em março de 2022. Tem um total de 17 mil painéis fotovoltaicos bifaciais – ou seja, fazem a captação da radiação solar dos dois lados – e tem capacidade instalada de 8,4 MW.

De acordo com a EDP, transformar parques de energia renovável em espaços híbridos é uma das formas mais rápidas de fazer a transição energética.

Parque híbrido de energia solar e eólica - AWAY
Portugal terá outros parques híbridos como o do Sabugal (foto: Miguel Pereira da Silva/Lusa)

Este é o único projeto híbrido do estilo em Portugal, mas não o deverá ser por muito mais tempo. A EDP Renováveis está a estudar ou a desenvolver mais de 1600 MW em parques semelhantes na Península Ibérica.

A empresa vai também apostar em projetos semelhantes noutras parte do mundo, como na América do Sul e do Norte e em outros países da Europa, como Polónia e Itália.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade