Energia

Efacec em projeto de €45 milhões para erguer central de produção de biogás

Projeto na Suécia irá permitir tratar 300 mil toneladas de matéria orgânica e produzir 120 GWh por ano
Texto
Efacec: Central de Produção de Biogás Mönsterås, Suécia (foto: divulgação)
Efacec: Central de Produção de Biogás Mönsterås, Suécia (foto: divulgação)

A Efacec ganhou um contrato para conceção e construção de uma nova central de produção de Biogás em Mönsterås na Suécia. A unidade irá produzir 30 toneladas de biogás líquido (LBG) por dia, tratará 300 mil toneladas de matéria orgânica por ano e terá uma capacidade de 120 GWh por ano.

O projeto tem um valor estimado superior a 45 milhões de euros e envolve, para além da Efacec, a sueca Scandinavian Biogas Mönsterås (subsidiária da Scandinavian Biogas Fuels International AB).

central de biogás Efacec - Away
Imagem 3D da central de biogás a produzir pela Efacec (foto: divulgação)

A unidade de biogás será construída em Mönsterås, no município de Kalmar, Suécia, e, de acordo com o comunicado de imprensa pretende ir ao encontro de uma necessidade crescente de descarbonização.

Através da conversão de matéria orgânica (origem bovina, suína e aviária) em energia renovável e sustentável (biogás e fertilizantes), será produzido combustível para utilização em transporte rodoviário e de mercadorias, tendo ainda como benefício uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

A Efacec esteve em 2019 na construção da maior central de biogás da Europa, em Korskro e reforça com este novo projeto - onde tem uma participação de 66% (correspondente a 30 milhões de euros) - a sua presença no mercado escandinavo.

A empresa atua também com grande impacto em soluções tecnológicas para (e de) mobilidade urbana nomeadamente com intervenção em projetos de metro ligeiro em Odense (Dinamarca), Cádis (Espanha) e Bergen (Noruega).

Em termos de internacionalização a energia solar é também área de atuação tendo a EFACEC o ano passado avançado com a maior central fotovoltaica de Moçambique, localizada em Cabo Delgado (Central Solar de Meteoro).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”