Sustentabilidade

Portugal no TOP 10 de países com melhor qualidade de ar na Europa

IQAir divulgou qualidade de ar de 134 países do mundo
Texto
Porto (foto: Jose M. Alarcon/Unsplash)
Porto (foto: Jose M. Alarcon/Unsplash)

Portugal está no TOP 10 de países com melhor qualidade de ar na Europa. Ainda assim, não cumpre o nível máximo de partículas PM2.5 recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os dados foram divulgados pela IQAir, uma organização que faz monitorização do ar, que analisou a concentração de partículas PM2.5 - pequenas partículas que estão no ar e que danificam os pulmões – no ar.

Ao todo, foram analisados 134 países e regiões e destes, Portugal ocupa o 17.º lugar com melhor qualidade do ar. Se olharmos apenas para a Europa, Portugal está em 7.º lugar, tendo menos partículas PM2.5 do que países como Espanha, França ou Alemanha.

Em Portugal, o nível médio de PM2.5 é de 6,8 microgramas, não estando muito longe do limite máximo recomendado pela OMS de 5 microgramas.

A IQAir partilhou também os níveis de PM2.5 desde 2018, mostrando que Portugal tem conseguido melhorar a qualidade do ar. Apenas em 2022 houve um aumento de partículas poluentes, de 7,1 microgramas em 2021 para 8,1 microgramas em 2022. No entanto, em 2023 recuperou e conseguiu o valor médio mais baixo desde 2018: 6,3 microgramas de partículas PM2,5 por metro cúbico.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana