- Alerta da ONU: lixo pode aumentar em mais de 30% no mundo, até 2050
- Emissões de CO2 no setor da energia bateram recorde em 2023
- Portugal diminui emissões poluentes enquanto aumentou PIB
Por mais que se fale na importância de se reduzir os níveis de poluição atmosférica, conseguir alcançar uma boa qualidade de ar não é fácil. Num novo relatório agora divulgado, são apresentados os países com pior qualidade de ar em 2023 e os primeiros quatro lugares são ocupados por países na Ásia.
O novo relatório divulgado pela IQAir, uma organização que faz monitorização do ar, mostra a concentração de partículas PM2.5 no ar, pequenas partículas que estão no ar e que danificam os pulmões. Os dados foram recolhidos a partir de mais de 30 mil estações em 134 países.
O Top 5 é ocupado por quatro países asiático e um africano. Em 2023, o país com pior qualidade de ar foi o Bangladesh, com uma concentração de PM2.5 de 79,9 microgramas por metro cúbico. O valor recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 5 microgramas.
O Paquistão surge na lista como sendo o segundo país mais poluído, com 73,7 microgramas, sendo seguido pela Índia, com 54,4 microgramas. O quarto lugar pertence ao Tajiquistão, com 49 microgramas e o quinto é de um país africano, Burkina Faso, com 46,6 microgramas.
Em declarações à Reuters, Christi Chester Schroeder, da IQAir, explicou que a qualidade de ar nestes países é o resultado das condições climáticas e da geografia que faz com que a poluição não tenha para onde ir. Além disso, as práticas agrícolas, a indústria e a população também influenciam a poluição.
Apesar de a Índia aparecer em terceiro lugar no ranking dos países com pior qualidade do ar, Nova Deli foi considerada a capital com mais partículas, chegando a atingir as 92,7 microgramas, quase 19 vezes o valor máximo recomendado pela OMS.
Vê o top de dez países com pior qualidade de ar na galeria.
Países com melhor qualidade de ar
Dos 134 países e regiões analisados, apenas sete cumprem as diretrizes da OMS para a qualidade de ar, não excedendo a média anual de 5 microgramas de partículas por metro cúbico. Destes, três são na Europa.
De acordo com os dados da IQAir, os países com melhor qualidade de ar são Austrália, Estónia, Finlândia, Grenada, Islândia, Maurícias e Nova Zelândia.