Sustentabilidade

Portugal diminui emissões poluentes enquanto aumentou PIB

Dados do terceiro trimestre de 2023 mostram que Portugal foi um dos 11 países a reduzir emissões e fazer crescer a sua economia
Texto
Linha de comboio em Aveiro (foto: Ricardo Resende/Unsplash)
Linha de comboio em Aveiro (foto: Ricardo Resende/Unsplash)

Portugal conseguiu reduzir as emissões poluentes, aumentando ao mesmo tempo o Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2023, sendo assim um dos 11 Estados-membros da União Europeia (UE) a alcançar este feito.

De acordo com dados sobre os efeitos das emissões de gases com efeito de estufa na economia da UE divulgados pelo Eurostat, Portugal conseguiu reduzir em cerca de 4,4% as suas emissões sem que isso afetasse negativamente o seu PIB.

De forma geral, e comparando com o terceiro trimestre de 2022, as emissões baixaram em 23 países europeus em julho, agosto e setembro de 2023. No entanto, apenas 11, Portugal, Roménia, Croácia, Grécia, Bulgária, Bélgica, Espanha, Eslovénia, Polónia, França e Lituânia, conseguiram aumentar também o seu PIB.

Poluição em Portugal - AWAY
Legenda

Por outro lado, a Irlanda, Estónia, Áustria, Luxemburgo, Suécia, Finlândia, Chéquia, Países Baixos, Alemanha, Dinamarca e Hungria registaram recuos no seu PIB. Itália manteve uma economia estável.

Três países, Malta, Chipre e Letónia, registaram subidas nas emissões de 7,7%, 3,7% e 3,4%, respetivamente. 

As maiores reduções de emissões poluentes foram verificadas na Estónia (-30,7%), Bulgária (-18,6%) e Alemanha (-12,2%)

No conjunto da UE, no terceiro trimestre de 2023, o Eurostat estima que as emissões de gases com efeito de estufa se tenham fixado em 787 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono, uma diminuição de 7,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2022.

Por seu lado, o PIB registou um ligeiro recuo de 0,2% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana