Sustentabilidade

Londres com novas regras no planeamento para melhorar qualidade do ar

Novos projetos devem considerar o respetivo impacto na qualidade do ar desde as primeiras fases de conceção
Texto
Londres (foto: O. Lioncat/ Pexels)
Londres (foto: O. Lioncat/ Pexels)

Melhorar a qualidade do ar na cidade de Londres, capital de Inglaterra, é o foco de um novo conjunto de regras impostas pelo município liderado por Sadiq Khan. Nos projetos de larga escala idealizados para a cidade, passa a ser mandatório considerar o respetivo impacto na qualidade do ar desde as primeiras fases de conceção.

Air Quality Positive (AQP) é o nome adotado para o novo pack de normas impostas aos projetos de maior dimensão que irão ser materializados na cidade de Londres. De forma resumida, estes deverão, proativamente, melhorar a qualidade do ar, sendo exigido aos seus autores que considerem este fator em todas as fases do processo.

Londres - AWAY
Londres (foto: Pexels)

Passa também a ser exigido aos promotores, arquitetos, planeadores e peritos envolvidos nos projetos que demonstrem que medidas ou características destes serão postas em prática para reduzir a exposição à poluição.

Para além do AQP, a câmara londrina introduziu também a normativa Air Quality Neutral (AQN), a qual impele os novos projetos a que não contribuam para a poluição atmosférica para além dos parâmetros de referência especificados.

Londres - AWAY
Londres (foto: C. Goli/ Pexels)

Esses valores de referência têm o objetivo de reduzir as emissões de uma forma geral, ao mesmo tempo que tornam muito mais difícil a utilização de combustíveis poluentes para aquecimento. Assim, as propriedades novas e renovadas em Londres não poderão utilizar lenha ou outros combustíveis sólidos para esse fim.

Um dos locais que já cumpre com os padrões de referência AQN é o Wembley Park Gardens. O projeto contempla painéis solares, um sistema de aquecimento elétrico com bombas de calor, parques de bicicletas para residentes, pontos de carregamento para veículos elétricos e amplas zonas verdes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal