Sustentabilidade

O plástico que usas tem mais químicos do que o que se achava

Novo estudo conclui que há pelo menos mais 3 mil químicos em plásticos do que o que estimado anteriormente
Texto
Garrafa de plástico de água (foto:
Garrafa de plástico de água (foto:

O plástico que usamos no dia a dia tem mais químicos do que o que se estimava. Um novo estudo identificou pelo menos mais 3 mil químicos no plástico, um material que usamos todos os dias nas mais variadas coisas, das embalagens alimentares aos brinquedos, passando por objetos médicos.

De acordo com a Reuters, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tinha identificado cerca de 13 mil químicos nos plásticos. No entanto, o novo relatório criado pelo Conselho de Investigação Norueguês (RCN) encontrou mais de 16 mil produtos químicos, sendo que 25% destes são considerados perigosos para a saúde e para o ambiente.

O estudo foi lançado numa altura em que se está a tentar desenvolver o primeiro tratado mundial para combater a poluição por plástico num mundo que produz cerca de 400 milhões de toneladas de lixo plástico todos os anos.

Os químicos dos plásticos acabam na água e na comida e, de acordo com uma das coautoras do estudo, em declarações à Reuters, já se encontram milhares de químicos dos plásticos nas pessoas e alguns deles já estão associados a problemas de saúde, como infertilidade e doenças cardiovasculares.

O relatório alerta que um quarto dos químicos identificados nos plásticos não tem a informação básica sobre a sua identidade e que o facto de serem tão complexos é um dos principais problemas.

Plástico - AWAY
Plástico ainda é muito usado diariamente (foto: Dan Burton/Unsplash)

Apenas 6% dos químicos encontrados no plástico são regulados internacionalmente e sem regulamentação, não há motivação para se divulgar o que é que está presente no plástico.

Em abril, as negociações para o tratado do plástico continuam em Otávia, no Canadá, e o objetivo é que fique finalizado em dezembro, na Coreia do Sul.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade