Sustentabilidade

Presença de plásticos nos alimentos é cada vez mais generalizada

Grupo Consumer Reports identificou plastificantes em 84 de 85 alimentos testados
Texto
Supermercado (foto: Nathalia Rosa/Unsplash)
Supermercado (foto: Nathalia Rosa/Unsplash)

O grupo de consumidores sem fins lucrativos Consumer Reports alertou para a presença “generalizada” de plástico nos alimentos depois de ter testado algumas comidas de cadeias de fast food e de supermercado.

De acordo com a Reuters, o grupo anunciou que testou 85 alimentos, tendo identificado em 84 deles a presenta de plastificantes ftalatos, um químico usado para tornar o plástico mais durável.

Os níveis de ftalatos não são superiores aos limites impostos pelos reguladores nos Estados Unidos ou na Europa. Ainda assim, o grupo destaca que os cientistas ainda não identificaram que quantidade deste químico pode ser considerada segura.

79% das amostras continham também bisfenol A, mais conhecido como BPA, ainda que esta quantidade seja inferior à descoberta em testes realizados em 2009.

Os ftalatos e os BPA podem interferir com a produção e regulação de estrogénio e outras hormonas, podendo potenciar o risco de cancro, diabetes, infertilidade, obesidade, entre outros problemas de saúde.

Cereais Cheerios, hamburgers, nuggets e batatas fritas do Burger King e do McDonald’s foram alguns dos produtos testados que continham presença de plastificantes, sendo que uns tinham mais do que outros.

O grupo alimentar, citado pela Reuters, refere que, apesar de estes químicos estarem um pouco por todo o lado, o facto de haver alimentos com menos mostra que é possível fazer algo para reduzir a quantidade de plastificantes na comida.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar