Sustentabilidade

Há um tubarão elétrico a comer plástico nas águas em Londres

Robot autónomo inspirado em tubarão anda pelas águas a recolher lixo flutuante e a recolher dados
Texto

As águas de Londres têm um novo residente, um verdadeiro aliado de força na luta contra o plástico e os poluentes na água. Chama-se WasteShark e é um tubarão elétrico que remove lixo flutuante e analisa a qualidade da água.

É na Middle Dock que está o robot comedor de lixo desenvolvido pela RanMarine e levado para Londres pelo grupo do ramo imobiliário Canary Wharf, pela empresa de bebidas Britvic e pela marca Aqua Libra para manter as águas limpas.

WasteShark - AWAY
WasteShark anda a apanhar lixo em Londres (foto: divulgação)

Inspirado no tubarão, o rei das águas, o WasteShark é um robot elétrico com 1,57 metros de comprimento e 1,09 metros de largura. Enquanto vai nadando, sempre de boca aberta, vai comendo. Neste caso, não são os peixes a sua principal fonte de alimento, mas sim o lixo que acaba a boiar.

O WasteShark é movido a baterias e chega a percorrer 5 km entre carregamentos. Enquanto nada a 3 km/h, vai recolhendo aquele lixo que acaba na água e que fica a boiar, como garrafas, sacos de plástico ou tampas.

Este aliado do ambiente consegue retirar da água até 500 kg de resíduos por dia, isto sem libertar emissões, fazer qualquer ruído ou libertar poluentes na água.

Não é preciso comandá-lo, mas é necessário definir rotas de missão para que ele possa nadar sozinho a apanhar lixo.

O lixo recolhido pelo tubarão elétrico deve depois ser encaminhado para a reciclagem.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias