Sustentabilidade

Nestlé lança copos de café em Portugal com 50% menos plástico

Novos copos permitem evitar a colocação no mercado português de cerca de cinco toneladas de plástico por ano
Texto
Novos copos de café com 50% menos plástico da Buondi (foto: divulgação)
Novos copos de café com 50% menos plástico da Buondi (foto: divulgação)

O teu café da manhã vai ficar um pouco mais sustentável. A Nestlé Professional acaba de anunciar uma inovação tecnológica com a introdução no mercado português de novos copos de café com 50% menos de plástico na sua composição.

A legislação em vigor desde o início do ano, considera recicláveis todos os copos com menos de 15% de polietileno (PE), desde que mono revestidos, como é o caso destes novos copos. Esta redução de plástico permite que estes copos possam ser reciclados tendo como destino o ecoponto azul. Com esta novidade a Nestlé irá reduzir em cerca de cinco toneladas por ano, o plástico no mercado.

A Buondi é a primeira marca do Grupo Nestlé a oferecer estes novos copos de café recicláveis, para já disponíveis em cerca de 25 postos de venda Cepsa, mas é intenção da Nestlé Professional estender a utilização em breve às marcas Nescagé, Sical, Tofa e Christina, abrangendo também o mercado espanhol.

café - away
Buondi e a Cepsa aliaram-se também para incentivar os clientes a usar borras de café para plantar árvores (foto: divulgação)

Em comunicado a Nestlé recorda que continua a trabalhar ativamente com parceiros em todo o mundo na busca de uma solução para copos descartáveis totalmente livres de plástico que também garanta a qualidade e a segurança alimentar. No entanto, não existe, atualmente, uma solução de copo para bebida quente no mercado global que seja totalmente livre de plástico. Para que um copo de papel possa conter uma bebida quente por mais de 30 minutos, é necessária uma barreira impermeabilizante.

A Nestlé pretende também eliminar completamente, até ao final do ano, a utilização de tampas de plástico para os copos, estando neste momento a escoar apenas o stock existente. O futuro dos copos incluirá o uso de tampas à base de papel reciclável.

Como parte da sua estratégia global, a Nestlé tem como meta reduzir em 1/3 o uso de plástico virgem nas suas embalagens até 2025, e esta nova solução representa mais um marco no caminho para este objetivo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma