Sustentabilidade

O teu café da manhã está em risco! O que está a acontecer?

Relatório alerta para impacto das alterações climáticas nas plantações de café, principalmente em países pobres
Texto
Tomar café (foto: LookStudio/Freepik)
Tomar café (foto: LookStudio/Freepik)

Sabias que o café também está a ser afetado pelo aquecimento global? Os eventos climáticos extremos estão a impactar a produção de café e este poderá ficar mais caro e com sabor diferente nos próximos anos.

O alerta surge num novo relatório apresentado pela Christian Aid, uma agência internacional de desenvolvimento, que refere que o mundo poderá ter de reduzir o seu consumo de café. Isto porque mesmo que se consiga limitar a subida de temperaturas a 1,5 ºC/2 ºC, o número de terrenos aptos para plantação de café deverá reduzir em 54% até ao final do século.

Café - AWAY
Café poderá ficar com sabor diferente por causa do clima (foto: Rachel Brenner/Unsplash)

O que está a acontecer é que as chuvas erráticas, as secas e as temperaturas anormalmente elevadas está a afetar o crescimento da planta do café e da baga.

Esta não é a primeira vez que se fala deste problema. A própria Nespresso lançou uma campanha a alertar para o impacto do clima nas plantações

Plantação de café - AWAY
Plantações de café são impactadas pelas alterações climáticas (foto: Moises Castillo/AP)

O maior impacto das alterações climáticas nas plantações de café tem sido particularmente evidente em países em desenvolvimento, como o Vietnam, o Brasil ou a Etiópia.

De acordo com a Euronews, é também esperado que o preço do café venha a aumentar por causa da subida das temperaturas, já que o custo de produção também está a aumentar. Caso tal não aconteça, é esperado que os agricultores optem por abandonar o setor.

Café Wirestock/Freepik - away
Café Wirestock/Freepik

Para minimizar o problema, a Christian Aid pede aos governos mais ricos do mundo que cumpram a sua promessa e que apoiem os agricultores de países mais pobres para que estes possam apostar em plantações resistentes às mudanças climáticas.

Além disso, pede também que perdoem a dívida destes países para que eles possam investir fundos para combater as alterações climáticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos