Sabias que o café também está a ser afetado pelo aquecimento global? Os eventos climáticos extremos estão a impactar a produção de café e este poderá ficar mais caro e com sabor diferente nos próximos anos.
O alerta surge num novo relatório apresentado pela Christian Aid, uma agência internacional de desenvolvimento, que refere que o mundo poderá ter de reduzir o seu consumo de café. Isto porque mesmo que se consiga limitar a subida de temperaturas a 1,5 ºC/2 ºC, o número de terrenos aptos para plantação de café deverá reduzir em 54% até ao final do século.
O que está a acontecer é que as chuvas erráticas, as secas e as temperaturas anormalmente elevadas está a afetar o crescimento da planta do café e da baga.
Esta não é a primeira vez que se fala deste problema. A própria Nespresso lançou uma campanha a alertar para o impacto do clima nas plantações.
O maior impacto das alterações climáticas nas plantações de café tem sido particularmente evidente em países em desenvolvimento, como o Vietnam, o Brasil ou a Etiópia.
De acordo com a Euronews, é também esperado que o preço do café venha a aumentar por causa da subida das temperaturas, já que o custo de produção também está a aumentar. Caso tal não aconteça, é esperado que os agricultores optem por abandonar o setor.
Para minimizar o problema, a Christian Aid pede aos governos mais ricos do mundo que cumpram a sua promessa e que apoiem os agricultores de países mais pobres para que estes possam apostar em plantações resistentes às mudanças climáticas.
Além disso, pede também que perdoem a dívida destes países para que eles possam investir fundos para combater as alterações climáticas.