Sustentabilidade

Usar borras de café para plantar árvores? Buondi e Cepsa dão uma ajuda

Iniciativa pretende consciencializar os consumidores para a reutilização, contribuindo para a redução de desperdício
Texto
Ação Café Circular (foto: C. Photography/ Pexels)
Ação Café Circular (foto: C. Photography/ Pexels)

A marca portuguesa de café Buondi, em conjunto com a Cepsa, implementou o programa Café Circular nos postos de abastecimento da marca. Este desafia os clientes a levarem consigo, de forma gratuita, pacotes com as borras que sobram dos cafés servidos nos espaços da petrolífera.

As embalagens estão disponíveis em 41 lojas, 26 cafetarias e 15 espaços com vending dos postos de abastecimento da Cepsa espalhados de norte a sul do país. A sua recolha permite aos clientes contribuir para a redução do desperdício e para a promoção da economia circular.

acção Buondi/ Cepsa - AWAY
Acção Buondi/ Cepsa (foto: divulgação)

As borras de café obtidas nas cafetarias Cepsa aderentes são especialmente úteis na fertilização dos solos e consequente desenvolvimento de árvores e plantas. Os componentes das borras contribuem para a melhoria das características físicas, químicas ou biológicas do solo.

O programa Café Circular é uma iniciativa da Nestlé Professional que tem como objetivo consciencializar os consumidores para a reutilização, minimização do desperdício e regeneração da natureza.

plantação - AWAY
Plantação (foto: Cottonbro Studio/ Pexels)

Com o seu alargamento às lojas aderentes Cepsa, passam a ser mais de 200 os pontos de venda da Nestlé Professional onde estará a decorrer. A empresa estima que, desde que o programa foi implementado pela primeira vez, em 2021, já foram entregues aos consumidores cerca de sete toneladas de borras de café.

Neste início de fevereiro a Cepsa e a Buondi vão associar-se à organização ambiental Quercus para a realização de uma ação de reflorestação no Pinhal de Leiria. Serão colocadas borras de café no solo que irá receber as árvores a plantar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias