Mobilidade

Renault aposta no hidrogénio e na redução de emissões dos motores Diesel

Marca francesa junta-se à Punch Torino para trabalhar em motores Diesel e criar as bases para projetos de hidrogénio no futuro
Texto
Renault faz parceria para desenvolver motores a hidrogénio e Diesel (foto: Renault)
Renault faz parceria para desenvolver motores a hidrogénio e Diesel (foto: Renault)

O grupo Renault juntou-se à Punch Torino, uma empresa de eletrónica e sistemas de propulsão, para cooperarem em motores Diesel de quatro cilindros de baixas emissões para veículos ligeiros comerciais da marca francesa. As empresas esperam também trabalhar no futuro para desenvolver um motor de combustão interna a hidrogénio.

O memorando de entendimento que foi assinado permite à Punch comprar, usar e vender os motores Diesel da Renault de quatro cilindros, tanto os presentes como os futuros.

Veículos ligeiros comerciais da Renautl - AWAY
Cooperação será para motores Diesel para veículos ligeiros comerciais (foto: Renault)

Dentro desta colaboração, a Renault e a Punch irão trabalhar em conjunto para desenvolver motores Diesel que possam ser usados dentro da norma Euro VI e da Euro 7, esta última que limita as emissões produzidas por automóveis, camiões e motos a gasolina e Diesel.

O acordo entre as duas partes irá permitir à Punch usufruir da experiência da Renault na produção de motores. Já o grupo francês vai poder aproveitar as competências na área de engenharia de desenvolvimento de motores.

Fábrica Renault - AWAY
Parceria vai trabalhar em motores Diesel com poucas emissões (foto: Renault)

Apesar desta colaboração estar focada, maioritariamente, nos motores Diesel, espera-se que abra portas para que mais tarde as empresas colaborem no desenvolvimento de motores a hidrogénio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal