Amplo espaço para passageiros e carga, versatilidade e motorização elétrica num só “embrulho”? É precisamente o que propõe a Renault com o novo Kangoo E-Tech, modelo que faz a sua estreia no Salão Automóvel de Paris e que deverá chegar aos concessionários no final deste ano.
Passados 25 anos e mais de 4 milhões de unidades vendidas desde a estreia do Kangoo original, o MPV da Renault entra numa nova era – da eletrificação. A segunda de fila de três bancos individuais, os mais de 49 litros de espaços de arrumação e a bagageira com 850 litros de capacidade continuam lá. Mas a estes, a versão elétrica acrescenta novos atributos.
Em exclusivo no Kangoo E-Tech podemos contar com a segunda fila de bancos deslizante, o que permite aumentar o espaço de carga, barras de tejadilho manuseáveis sem ferramentas e, naturalmente, o motor elétrico e respetiva bateria de iões de lítio.
Sobre a bateria importa salientar que tem 45 kWh de capacidade e que está abrangida por uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros. Durante este período a Renault garante a substituição gratuita dos módulos cuja capacidade desça abaixo dos 70% do seu valor nominal.
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Com uma autonomia de 285 km, o novo Kangoo E-Tech está equipado com um motor de 90 kW (120 cv) de potência, podendo esta ser temporariamente limitada quando selecionado o modo Eco. Desta forma também a velocidade máxima é restringida, o que permite poupar a energia da bateria.
O modelo elétrico da Renault conta igualmente com o Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa (ARBS, na sigla original), que maximiza a energia recuperada.
Para recarregar a bateria, são oferecidos de série dois tipos de carregadores – um standard de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas, e outro rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC para usar em estações públicas. Com este é possível recuperar 170 km de autonomia em 30 minutos.
Como opção, a Renault disponibiliza ainda um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações públicas.
Quanto aos tempos, o construtor francês anuncia 2h40 para efetuar uma carga de 15 a 80 por cento com a ligação a um ponto de carregamento público de 11 kW e menos de 6 horas para uma carga de 15 a 100 por cento através de uma wallbox de 7,4 kW.