Deverá ser finalmente aprovada este mês a norma Euro 7, referente a emissões provocadas pelo setor rodoviário. O conjunto de regras que irá limitar, ainda mais, as emissões produzidas por automóveis, camiões e motos a gasolina e Diesel, vem substituir os atuais regulamentos, em vigor desde 2014.
Inicialmente prevista para o final do ano passado e depois para julho deste ano, a nova norma que irá regulamentar as emissões de poluentes nocivos, tais como partículas finas, hidrocarbonetos e monóxido de carbono, deverá ser adotada pela Comissão Europeia até ao final deste mês de outubro.
Mas adotar não é o mesmo que tornar obrigatório. O conjunto de regras que irá definir aquela que provavelmente será a última geração de motores a gasolina e gasóleo na Europa não deverá entrar em vigor antes de 2025, ou até mesmo 2027, segundo fontes citadas pela Automotive News.
Recorde-se que a União Europeia tem como objetivo pôr um ponto final à venda de veículos com motores de combustão a partir de 2035. Pois é precisamente nesta aproximação de datas, entre 2027 e 2035, que se instala alguma discórdia.
Sabe mais sobre a proibição à venda de veículos a gasóleo e gasolina imposta pela UE
Os construtores de automóveis questionam a necessidade de regulamentos que serão dispendiosos e demorados a desenvolver, testar e implementar, até porque estão rapidamente a caminhar no sentido de terem as suas gamas eletrificadas.
Do lado da Comissão Europeia, as vantagens em avançar com a Euro 7 são muitas, principalmente o facto dos benefícios do ponto de vista da saúde humana se estenderem por várias décadas. Muitos automóveis, camiões e motos com motor térmico vendidos no decorrer da década de 30, provavelmente ainda vão estar a circular nos anos 2040, destacam os seus defensores.