Sustentabilidade

Construtores auto contra possível aprovação da norma antipoluição Euro 7

Conjunto de regras vai limitar as emissões de veículos com motor de combustão na União Europeia
Texto
Norma Euro 7 irá entrar em vigor
Norma Euro 7 irá entrar em vigor

Deverá ser finalmente aprovada este mês a norma Euro 7, referente a emissões provocadas pelo setor rodoviário. O conjunto de regras que irá limitar, ainda mais, as emissões produzidas por automóveis, camiões e motos a gasolina e Diesel, vem substituir os atuais regulamentos, em vigor desde 2014.

Inicialmente prevista para o final do ano passado e depois para julho deste ano, a nova norma que irá regulamentar as emissões de poluentes nocivos, tais como partículas finas, hidrocarbonetos e monóxido de carbono, deverá ser adotada pela Comissão Europeia até ao final deste mês de outubro.

Euro 7 pretende reduzir a poluição causada por veículos com motor de combustão

Mas adotar não é o mesmo que tornar obrigatório. O conjunto de regras que irá definir aquela que provavelmente será a última geração de motores a gasolina e gasóleo na Europa não deverá entrar em vigor antes de 2025, ou até mesmo 2027, segundo fontes citadas pela Automotive News.

Recorde-se que a União Europeia tem como objetivo pôr um ponto final à venda de veículos com motores de combustão a partir de 2035. Pois é precisamente nesta aproximação de datas, entre 2027 e 2035, que se instala alguma discórdia.

Os construtores de automóveis questionam a necessidade de regulamentos que serão dispendiosos e demorados a desenvolver, testar e implementar, até porque estão rapidamente a caminhar no sentido de terem as suas gamas eletrificadas.

Do lado da Comissão Europeia, as vantagens em avançar com a Euro 7 são muitas, principalmente o facto dos benefícios do ponto de vista da saúde humana se estenderem por várias décadas. Muitos automóveis, camiões e motos com motor térmico vendidos no decorrer da década de 30, provavelmente ainda vão estar a circular nos anos 2040, destacam os seus defensores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano