Mobilidade

Volvo produz último automóvel a gasóleo da sua história

Promessa feita a 2023 foi cumprida a 26 de março
Texto
Último veículo Diesel da Volvo (foto: divulgação)
Último veículo Diesel da Volvo (foto: divulgação)

A Volvo Cars produziu aquele que será o seu último modelo movido a gasóleo, cumprindo assim a promessa feita em 2023.

O último modelo a Diesel a sair da linha de produção da marca foi um Volvo XC90 produzido na fábrica da Torslanda, na Suécia. Este veículo, que representa o fim de uma era, não vai ser entregue a nenhum cliente. Vai sim para o museu da marca, em Gotemburgo.

A Volvo anunciou o fim da produção de veículos a Diesel em setembro de 2023, durante a Climate Week. Com este passo, tornou-se dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a acabar a produção destes automóveis.

Volvo - AWAY
Último Volvo a gasóleo (foto: divulgação)

Em comunicado, a marca refere que há apenas quatro anos, o motor a gasóleo liderava as vendas de veículos novos. Na altura, a marca de origem sueca já estava a apostar em modelos eletrificados, ainda que não tivessem grande expressão.

Desde então, a tendência tem vindo a mudar: os elétricos ganham cada vez mais espaço nas estradas, enquanto os veículos a gasóleo são cada vez menos procurados. Na Europa, a maioria das vendas da Volvo consiste em automóveis eletrificados, ou seja, 100% elétricos e híbridos.

A partir de 2030, a Volvo pretende comercializar apenas automóveis 100% elétricos e em 2040, espera atingir a neutralidade carbónica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade