Energia

Parque eólico da Vattenfall fornece energia à Volvo na Suécia

O novo parque de Bruzaholm terá 21 turbinas eólicas com capacidade para gerar 140 MW
Texto
Volvo irá ter energia renovável de novo parque eólico (foto: Arquivo AWAY)
Volvo irá ter energia renovável de novo parque eólico (foto: Arquivo AWAY)

A marca sueca de automóveis Volvo acaba de estabelecer um acordo com a Vattenfall para assegurar um importante fornecimento de energia renovável, de um novo parque eólico de 21 turbinas situado no sul do país.

A Vattenfall, também com sede na Suécia, é um dos maiores operadores de parques de energia eólica a nível mundial (opera mais de 1200 turbinas) e o acordo com a Volvo visa o fornecimento de energias renováveis através do novo parque eólico de Bruzaholm.

turbinas eólicas - away
Parque de turbinas eólicas Vattenfall - foto ilustrativa - (foto: divulgação)

Este novo parque eólico da Vattenfall, cuja construção terá início no verão de 2023, numa área de 13 km2, em Ekskö, no sul da Suécia, irá contar com 21 turbinas de última geração da Siemens Gameza (com cerca de 240 metros de altura), terá uma capacidade instalada de 140 megawatts (140 MW), devendo atingir a plena operação em meados de 2025 com uma produção anual estimada de 460 gigawatt (460 GW).

O acordo, com início em 2025, terá a duração de 10 anos e permitirá à Volvo ter acesso ao fornecimento de 50% do total da produção estimada deste parque eólico.

turbina Vattenfall - away
Turbina eólica off-shore da Vattenfall - foto ilustrativa - (foto: divulgação)

Em 2022, 48% de toda a operação da Volvo a nível global já tinha como fonte as energias renováveis. Para a marca escandinava, detida pelo grupo chinês Geely, esta é uma operação que vai ao encontro do objetivo de tornar toda a operação o mais sustentável possível, com baixa emissão de carbono.

A Vattenfall opera atualmente em cinco países europeus e tem uma capacidade instalada de 4,4 gigawatt (4,4 GW), tendo planos para quadruplicar a sua atividade nas renováveis até 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável