Mobilidade

Volvo deixa de produzir motores a gasóleo em 2024

O portfólio de carros da Volvo deixará de ter motores Diesel já a partir de 2024
Texto
Volvo EX30 (foto: divulgação)
Volvo EX30 (foto: divulgação)

A Volvo Cars acaba de anunciar que a partir do início de 2024 deixa de produzir motores a gasóleo (Diesel) e quer deixar de vender veículos com motores a combustão até 2030, de forma a tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2040.

O anúncio da Volvo foi feito na Climate Week NYC (Semana do Clima em Nova Iorque) e a marca reforça que será uma das primeiras marcas históricas a dar este passo. Esta decisão surge depois de vários passos da marca, inclusive com a redução de emissões na logística, investimentos em energias renováveis para as fábricas e desenvolvimento de soluções de mobilidade com aplicação do hidrogénio.

A marca sueca, detida pelo consórcio chinês Geely, vendeu em 2022 a participação na Aurobay, o braço empresarial que abrigava os ativos restantes de motores de combustão e desde aí garante que não gastou nem mais uma única coroa sueca do orçamento de R&D (Pesquisa & Desenvolvimento – em português), no desenvolvimento de novos motores de combustão interna.

“Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de escape”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars – em comunicado de imprensa.

A Volvo Cars está agora focada na criação de um amplo portfólio de carros premium elétricos, maioritariamente de formato SUV ou crossover, que a marca espera serem uma parte fundamental da resposta às alterações climáticas.

Abaixo, vídeo do novo Volvo EX30, o mais recente produto do construtor nórdico, que surge depois do bem sucedido EX90.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável