Mobilidade

Volvo Trucks testa camião elétrico a hidrogénio no Círculo Ártico

Novo camião fuel cell da Volvo Trucks inicia intensos testes em estrada
Texto

Emite apenas vapor de água e desloca-se de forma quase silenciosa, mas as suas dimensões não deixam margem para dúvidas sobre o tipo de veículo que pisa o gelo nórdico. 0 novo camião Volvo a hidrogénio está a cumprir testes em estrada e a marca sueca levou-o ao Círculo Ártico.

Para uma marca sueca a questão de fazer testes em condições adversas pode apenas significar sair à rua, mas ainda assim o norte da Suécia é conhecido por um clima ainda mais gélido. Afinal o Polo Norte não está assim tão longe.

volvo trucks - away
O camião elétrico fuel cell da Volvo está em testes no norte da Suécia (foto: divulgação)

É neste ambiente que a Volvo Trucks está a realizar testes intensivos ao seu camião elétrico fuel cell revelado o ano passado em versão de 300 kW de potência e com zero emissões de dióxido de carbono (em circulação).

Helena Alsiö, vice-presidente da divisão de motores da Volvo Trucks (foto abaixo) revela, em comunicado: "estas são as condições perfeitas para o teste pois os camiões estão a circular sete dias por semana debaixo de condições atmosféricas por vezes adversas e com os mais complicados pisos com gelo, vento e imensa neve”.

helena alsio - away
Helena Alsiö, VP divisão de motores Volvo Trucks (foto: divulgação)

Os camiões com motorização elétrica movidos a hidrogénio surgem como uma alternativa cada vez mais forte em especial para zonas onde é necessário cobrir longas distâncias e com mais dificuldade no acesso a carregamento elétrico (a Volvo têm já seis camiões exclusivamente elétricos no portfolio).

A Volvo Trucks, em parceria com a Daimler e Iveco para o desenvolvimento desta solução, acredita que na segunda metade da presente década será possível ter soluções comerciais alimentadas por hidrogénio verde (de fontes renováveis como solar, eólica ou hídrica).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos