Mobilidade

SUV elétrico, pequeno, rápido e sustentável? Chama-se Volvo EX30

O novo Volvo EX30 tem a menor pegada ambiental de sempre na marca escandinava
Texto

A Volvo acabar de apresentar o EX30 o mais pequeno SUV 100% elétrico da sua gama que, entre vários predicados, clama ser o modelo com a menor pegada ambiental de sempre na marca.

O novo Volvo EX30 é o mais pequeno SUV da marca sueca, mas chega com grandes ambições. A começar pelo facto de apostar muito forte em materiais mais sustentáveis e em duas motorizações onde sobressai uma versão que é agora a mais rápida da marca.

O EX30 revelado hoje, chegará a Portugal apenas em 2024, mas já se sabe que conta com três configurações de motorização elétrica e duas opções de bateria, consoante as preferências do consumidor.

volvo ex30 - away
Volvo EX30 (foto: divulgação)

Para a cidade e distâncias mais curtas irá existir a opção “single motor”, ou um único motor, com bateria LFP (que a marca indica que utiliza a química do fosfato de ferro-lítio).

Os clientes que necessitam de maior autonomia contam com uma variante de “single motor extended range”, motor único com extensor de autonomia, que inclui uma bateria NMC (lítio, manganésio e cobalto), que proporciona uma autonomia de até 480 quilómetros.

Os mais acelerados poderão optar pela versão “Twin Motor Performance”, que associa a bateria NMC (com 153 kW de capacidade) a um segundo motor elétrico, capaz de proporcionar tração integral, com uma potência de 315 kW (428 cavalos). Este é o mais rápido Volvo de sempre capaz de realizar um arranque dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

O mais sustentável de sempre

O design escandinavo está presente em vários detalhes do novo SUV, com a distância entre eixos longa a permitir boa habitabilidade, mas onde o modelo mais se destaca é no cuidado com a sustentabilidade.

A Volvo assegura que reduziu a pegada de carbono total, para um período de condução estimado de 200 mil quilómetros, para menos de 30 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

A redução da pegada ambiental é da ordem dos 25% e foi alcançada utilizando menos alumínio e aço, bem como utilizando mais material reciclado (17% de todo o aço utilizado é reciclado).

Com um rácio de reciclabilidade de 95% no final de vida a Volvo indica ainda que 17% dos plásticos são agora também reciclados.

volvo ex30 - away
Interior minimalista auxilia na pegada ecológica (foto: Divulgação)

Novas funcionalidades do EX30

A Volvo é conhecida pela segurança e o novo EX30 surge com uma inovação em termos de equipamento de série que será um alerta da presença de ciclistas, que impedirá o condutor de abrir a porta se ouvir esse alerta.

A bordo a experiência do utilizador surge em plano de destaque com um novo sistema de infoentretenimento com integração do Google.

Em destaque está ainda uma nova geração de assistência ao parqueamento denominada Park Pilot Assist, com múltiplas funções para identificação de lugares e auxílio ao estacionamento.

volvo ex30
Novo infoentretenimento com Google integrado a bordo (foto: divulgação)

Disponibilidade e preço

O novo Volvo EX30, já pode ser encomendado, mas apenas irá estar disponível em janeiro de 2024, com preços a partir de 37.900 euros.

A partir do final do primeiro trimestre do próximo ano deverá surgir a versão EX30 Cross Country.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano