Azores Airlines e Galp unidas em primeiro voo com combustível sustentável

Ligação Lisboa – Ponta Delgada foi realizada evitando cerca de 35% de emissões totais de dióxido de carbono
Texto
Azores Airlines realizar primeiro voo com combustível sustentável
Azores Airlines realizar primeiro voo com combustível sustentável
Iberia realiza primeiros voos de longo curso com biocombustível Repsol

O combustível de aviação sustentável (SAF) é uma solução de compromisso rumo à descarbonização da aviação que pretende reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera e há várias companhias aéreas a apostar nesta fórmula. Depois da TAP em julho foi agora a vez da Azores Airlines realizar o primeiro voo com combustível sustentável.

O voo da Azores Airlines entre Lisboa e Ponta Delgada ocorreu a 24 de outubro e o combustível utilizado nesta ligação incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), o que representou, de acordo com comunicado de imprensa da Galp, uma redução de 35% das emissões totais de CO2e.

TAP com combustível sustentável - AWAY
A TAP fez o primeiro voo com combustível sustentável em julho

Desenvolvido a partir de resíduos, óleos usados e reciclados (ver aqui voo da Airbus também com SAF) e outras matérias-primas sustentáveis e 100% renováveis, o combustível SAF poderá proporcionar à aviação uma performance similar ao jet fuel tradicional e, ao mesmo tempo, permitir uma redução da pegada de carbono que pode chegar até menos 80% na emissão de gases com efeito estufa.

Para que esta operação fosse possível, envolveram-se, para além da Azores Airlines (Grupo SATA), os parceiros de energia GALP e NESTE, líderes na inovação em biocombustíveis, e a Carlyle Aviation Partners, empresa especializada na gestão de aeronaves e locadora da aeronave CS-TKK UNIQUE operada pela Azores Airlines.

Airbus - AWAY
Airbus A380 voa com combustível à base de óleo usado

O primeiro voo comercial da Azores Airlines, agora integrada na Aliança Zero Emissões na Aviação, abastecido com SAF, fez a ligação aérea Lisboa - Ponta Delgada num Airbus A320, de nome UNIQUE, com matrícula CS-TKK. Descolou do Aeroporto Gago Coutinho, em Lisboa, pelas 19h25 locais e aterrou no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, pelas 21h30, locais.

Colocando-se como fornecedor estratégico de SAF, a Galp tem planos para produzir 240.000 toneladas/ano deste combustível verde como parte da transformação de Sines num Green Energy Park.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O ar condicionado consome muita energia? Depende da forma como usa
Qual a percentagem de incapacidade que dá direito a cartão de estacionamento?
Como fazer com que as plantas sobrevivam sozinhas a 15 dias de férias