Mobilidade

Avião híbrido com motor elétrico e combustível sustentável levanta voo em 2028

ES-30 da Heart Aerospace tem capacidade para até 30 passageiros e uma autonomia em modo elétrico de 200 quilómetros
Texto
Avião elétrico Heart Aerospace ES-30
Avião elétrico Heart Aerospace ES-30

O fabricante de aviões elétricos de origem sueca, Heart Aerospace, acaba de revelar as linhas do seu primeiro avião com propulsão híbrida, o ES-30, ao mesmo tempo que dá conta da entrada da companhia aérea Air Canada e da empresa do ramo aeroespacial e defesa Saab no seu capital.

O ES-30 é um avião com capacidade até 30 passageiros, principalmente destinado a rotas regionais, cuja particularidade é o facto de estar equipado com motores elétricos alimentados a baterias, o que lhe permite voar com zero emissões de gases de efeito de estufa e com um baixo nível de ruído.

Com uma cabine composta por três andares planos, o avião elétrico da Heart Aerospace dispõe de uma zona para preparação de refeições, ao mesmo tempo que oferece um amplo espaço para bagagens, quer junto aos passageiros, quer no porão.

Para além dos motores elétricos, o ES-30 vem equipado com dois turbogeradores alimentados com combustível de aviação sustentável. Estes funcionam como sistema de reserva ou podem ser utilizados em voos mais longos para complementar a energia elétrica fornecida pelas baterias.

Com esta solução híbrida, o fabricante sueco anuncia para o ES-30 uma autonomia de 200 quilómetros em modo totalmente elétrico, podendo ser alargada para 400 quilómetros com 30 passageiros a bordo, ou até 800 quilómetros com 25 passageiros a bordo.

Previsto para entrar ao serviço em 2028, o ES-30 tem despertado a cobiça de várias companhias aéreas, com algumas a efetivarem encomendas. É o caso da Air Canada, que juntamente com um investimento de 5 milhões de dólares na Heart Aerospace (valor idêntico ao injetado pela Saab), deu entrada de uma encomenda de 30 unidades do avião elétrico.

Para além da companhia canadiana, também a United Airlines e a Mesa Air Group vão querer juntar o ES-30 às suas frotas. No total, as duas empresas encomendaram 200 exemplares, com mais 100 de opção. Outras como a Nordic Regional Airlines (Finlândia), a Braathens Regional Airlines (Suécia) e a Sounds Air (Nova Zelândia) também já manifestaram interesse em adquirir o avião.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal