Mobilidade

TAP faz primeiro voo com combustível sustentável em Portugal

Parceria entre TAP, Galp e ANA irá impulsionar a utilização de SAF, ajudando a descarbonizar o transporte aéreo em Portugal
Texto
Voo TAP com SAF
Voo TAP com SAF

A TAP, a Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal juntaram-se para trazer combustíveis sustentáveis para aviação (SAF na sigla em inglês) para os voos, em Portugal. A parceria estratégica prevê o desenvolvimento, produção e fornecimento de SAF em larga escala. A Galp ficará responsável por fornecer os combustíveis.

O primeiro voo em Portugal com SAF já aconteceu e fez a ligação entre Lisboa e Ponta Delgada. O combustível utilizado nesta ligação, feita com um Airbus A321neo pintado com as cores retro da TAP, tinha 39% de matéria de origem renovável.

Neste primeiro voo com SAF, foi possível poupar 7,1 toneladas de CO2 – cerca de 35% das emissões totais de CO2.

Esta parceria, que foi assinada dia 22 de julho numa cerimónia que contou com o CEO da ANA, Thierry Ligonnière, a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e o CEO da Galp, Andy Brown, vai ao encontro do pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia que inclui uma iniciativa que prevê ampliar a oferta e procura de SAF na União Europeia, assim como aumentar a utilização de combustíveis sustentáveis em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

Numa primeira fase, o SAF utilizado pela TAP será fornecido pela Neste. Este combustível, que é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, como óleo de cozinha usado e gordura animal, poderá permitir uma redução de emissões de até 80%.

CEO da Galp, Andy Brown, CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e CEO da ANA, Thierry Ligonnière

A grande vantagem do combustível sustentável de aviação é que garante um desempenho semelhante ao dos combustíveis fósseis, no entanto apresenta uma pegada de carbono que chega a ser 80% inferior. Por ser produzido a partir de componentes como óleo de cozinha usado, o SAF contribuiu para a economia circular.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos