A Airbus continua a apostar em criar opções mais sustentáveis para os seus aviões. Depois de ter anunciado que estava a desenvolver um Airbus A380 jumbo a hidrogénio, a empresa europeia de aviação pôs no ar o mesmo avião – que é o maior de passageiros do mundo –, mas desta vez movido a SAF – combustível de aviação sustentável.
Foi na sexta-feira, dia 25 de março, que o Airbus A380 de teste MSN1 fez o primeiro voo. Com um dos quatro motores Rolls-Royce Trent 900 abastecidos com 100% SAF, o avião partiu do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, França, tendo ficado no ar durante três horas.
O combustível usado – ao todo 27 toneladas – foi produzido na Normandia, pela TotalEnergies. Este tem a particularidade de ser feito à base de óleo de cozinha usado e de outras gorduras também usadas.
Este foi o primeiro voo experimental com SAF de um A380 jumbo. No entanto, no último ano, a empresa de aviação fez outros dois testes com 100% SAF, um em março de 2021 com um Airbus A350 e outro em outubro com um A319neo.
Neste momento, segundo as normas de aviação, já é possível voar com até 50% de SAF misturado com querosene. A Airbus quer que seja certificada a utilização a 100% do combustível sustentável até ao final da década, já que há estudos que indicam que a utilização do SAF pode reduzir entre 53% e 71% as emissões de carbono.
Aviação em geral aposta no SAF
A Airbus está longe de ser a única companhia de aviação a apostar na utilização de SAF.
Em dezembro de 2021, a United Airlines fez um primeiro voo com passageiros com um Boeing em que um dos dois motores foi alimentado com combustível sustentável.
Mais do que isso, têm-se visto várias companhias aéreas a fazer grandes compras de SAF. Este ano, os 14 membros da aliança Oneworld, da qual fazem parte a American Airlines, British Airways e a Iberia, anunciaram a intenção de comprar perto de 758 milhões de litros de SAF por ano à Gevo, produtora de combustíveis renováveis, sendo que as entregas irão começar em 2027.
Também a Delta Air Lines deixou de parte o plano de comprar perto de 40 milhões de litros de combustíveis sustentáveis e fez um acordo para 284 milhões de litros também com a Gevo.
Airbus com grande aposta no hidrogénio
O plano é simples: ter uma frota menos poluente até 2030. Para tal, a Airbus tem feito vários acordos com companhias áreas como a Air New Zealand e a easyJet para estudar a utilização de hidrogénio nos aviões.
Já este ano, a Airbus anunciou que está a trabalhar no seu maior avião, o A380 jumbo, de forma a fazê-lo voar com hidrogénio e não com combustível de aviação. Espera começar os testes já em 2026.
O mais interessante é que o avião que foi apresentado para este projeto a hidrogénio é o mesmo que foi usado no voo de 25 de março. Em comunicado, a empresa explica que este A380 será a base para os testes da tecnologia do futuro, essencial para se conseguir um avião com zero-emissões até 2035.