Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana 31 de outubro a 6 de novembro

Preço da gasolina e gasóleo deverá descer até 2 e 1 cêntimos por litro respetivamente. Diesel irá manter-se mais caro do que gasolina
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 31 de outubro a 6 de novembro revela neste momento, de acordo com as nossas fontes, uma tendência de ligeira descida, com o preço do gasóleo a descer até 1 cêntimo por litro e o preço da gasolina a descer até 2 cêntimos por litro.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, podemos avançar que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá descer até 1 cêntimo por litro (0,01 euro/litro) e o preço de venda ao público da gasolina simples 95 deverá descer até 2 cêntimos por litro (0,02 euros/litro).

Em consulta diária aos dados públicos da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), podemos verificar que depois da descida da passada semana, mais relevante no preço da gasolina, os preços foram descendo ligeiramente ao longo da semana.

Ontem, dia 27 de outubro, o preço médio do gasóleo simples foi de 1,952 euros/litro (média de 2426 postos) e o preço médio da gasolina simples 95 foi de 1,828 euros/litro (média em 2417 postos). Esta média, fornecida pela DGEG já inclui os preços praticados após aplicação de descontos e cartões.

A cotação do petróleo Brent de referência para o mercado nacional para entregas em dezembro, iniciou o dia de hoje, 28 de outubro, a cotar a 94,41 dólares (dados OilPrice), tendo assim uma inexpressiva subida de apenas 0,62% ao longo de toda a semana de comercialização.

Depois de alguma tranquilidade da semana passada com os Estados Unidos da América a mostrarem maior cautela nas afirmações de sanções junto da organização de produtores de petróleo (ainda que estes tenham atitude de cartel), esta semana parece ter existido mais bons indícios de alguma tranquilidade em especial quando ontem Vladimir Putin “descansou” um pouco a comunidade internacional com afirmações sobre a não utilização de armas nucleares na guerra na Ucrânia.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 28 de outubro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal