Energia

Preço dos combustíveis para a próxima semana de 24 a 30 de outubro

Preço do gasóleo continuará alto e desce apenas até 1 cêntimo, já a gasolina deverá descer até 6 cêntimos
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis para a próxima semana de 24 a 30 de outubro apresenta uma tendência de descida, embora muito ligeira no preço do gasóleo que deverá descer cerca de 1 cêntimo e um pouco mais na gasolina que deverá anular a subida da semana passada e descer 6 cêntimos.

Assim, de acordo com a previsão da AWAY de evolução do preço dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, podemos avançar que o preço de venda ao público do gasóleo simples deverá descer até 1 cêntimo por litro (0,01 euros/litro) e o preço de venda ao público da gasolina simples 95 deverá descer até 6 cêntimos por litro (0,06 euros/litro).

Em consulta diária aos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) podemos verificar que depois da subida na passada semana, do preço do gasóleo e da gasolina, os preços continuaram a subir toda a semana, tendo sido registado ontem, dia 20 de outubro o preço médio do gasóleo simples de 1,959 euros por litro e o preço médio da gasolina simples 95 de 1,889 euros por litro.

Estes preços médios são referentes a dados fornecidos à DGEG por mais de 2435 e 2424 postos a nível nacional, respetivamente referentes a gasóleo e gasolina simples, e já incluem os preços praticados com descontos.

A cotação do petróleo Brent de referência ao mercado nacional estava hoje dia 21 de outubro a cotar a 92,25 dólares por barril (dados OilPrice às 11h30), a descer face aos últimos dias, mas ainda assim 7,83% acima da média mensal.

A relativa acalmia do mercado surgiu após os EUA e os G7 terem tranquilizado os líderes da OPEP, em especial a Arábia Saudita, que não iriam impor um teto máximo no preço do petróleo à produção da OPEP, mas que apenas iriam manter as sanções ao petróleo russo, ainda que seja reconhecida a ação do cartel do petróleo como mais favorável à Rússia.

Preço dos combustíveis: como fazemos a nossa previsão

A previsão da AWAY é feita dia 21 de outubro tendo por base o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor de revenda de combustível.

Relembramos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam, tendo apenas que cumprir as obrigações em termos de imposto.

Assim, deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras com preço “low cost” e outras com acordos via cupões, cartões e outros descontos associados que baixam o preço final dos combustíveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel