Hoje em dia, grande parte dos veículos e também a maioria das estações de serviço mais recentes têm sistemas que te impedem de abastecer o combustível errado. Mas a verdade é que ainda acontece. Se te enganares, sabes o que deves fazer?
O diâmetro dos orifícios de entrada nos bocais do depósito de combustível e a espessura da ponteira das pistolas de abastecimento são cada vez mais compatíveis apenas com o combustível que o teu carro utiliza.
Também grande parte dos veículos a gasóleo tem inclusive o tampão pintado a negro (com a inscrição “Diesel”), enquanto nos carros a gasolina é muito comum ver o tampão em verde. Mas continua a existir várias marcas onde… é preto seja qual for o combustível.
Como é que me posso enganar?
A verdade é que veículos a gasóleo mais antigos e alguns postos de combustível permitem ainda que o incidente ocorra. Seja por distração, pressa ou mesmo um descuido, pode acontecer que coloques combustível errado no depósito.
A grande maioria dos utilizadores, em especial de veículos a gasolina, não irá ter este problema. O bocal de enchimento do depósito de gasolina tem um diâmetro menor do que o bocal do depósito de gasóleo.
Por isso a maioria dos acidentes ocorre justamente com condutores que, habituados a conduzir carros a gasolina, passam para um a gasóleo, e como a ponta da pistola da mangueira é mais estreita podem ser levados ao engano.
Enganei-me e abasteci com o combustível errado. O que fazer?
Se deste logo pelo erro, não ligues o motor. Deves de imediato chamar a assistência em viagem e dirigir-te a uma oficina para que os técnicos possam avaliar e resolver a situação com o menor dano possível.
Se não te apercebeste e, passados uns metros, começas a sentir que algo de errado se passa, quer com a forma como o motor evolui, quer pelo fumo que possa eventualmente sair em demasia, quer por qualquer outro sinal anómalo, então deves parar o carro num local em segurança e… chamar a assistência em viagem.
Quais as consequências de abastecer com o combustível errado?
A distração pode ter consequências mais ou menos graves consoante o combustível e a idade do veículo. Mas terás sempre que gastar mais dinheiro para resolver o problema se o carro for Diesel.
Os veículos modernos, seja com combustão a gasolina ou gasóleo, são equipados com filtros que tem como missão, entre outras, auxiliar na redução das emissões de partículas. E aqui há diferenças entre ambos.
Nos motores a gasóleo mais modernos, se circulares com o carro os danos podem ser elevados e obrigar a reparação algo dispendiosa. A necessidade de cumprir as normas antipoluição obrigam os construtores a terem filtros que apenas estão adequados ao combustível previsto.
No limite, as consequências podem levar a sérios danos no motor.
Já nos motores a gasolina, tudo depende da antiguidade do carro. Mas não acredites na história do carro que até com óleo de cozinha circulava… Os motores mais recentes dos veículos a gasolina também têm sistemas de filtração antipoluição e também são afetados.