Energia

Enganei-me no abastecimento de combustível. O que devo fazer?

Colocar gasolina ao invés de gasóleo (Diesel), ou vice-versa, num depósito pode acontecer a qualquer um, mas não desesperes
Texto
Combustíveis (Fotomontagem)
Combustíveis (Fotomontagem)

Hoje em dia, grande parte dos veículos e também a maioria das estações de serviço mais recentes têm sistemas que te impedem de abastecer o combustível errado. Mas a verdade é que ainda acontece. Se te enganares, sabes o que deves fazer?

O diâmetro dos orifícios de entrada nos bocais do depósito de combustível e a espessura da ponteira das pistolas de abastecimento são cada vez mais compatíveis apenas com o combustível que o teu carro utiliza.

Também grande parte dos veículos a gasóleo tem inclusive o tampão pintado a negro (com a inscrição “Diesel”), enquanto nos carros a gasolina é muito comum ver o tampão em verde. Mas continua a existir várias marcas onde… é preto seja qual for o combustível.

Como é que me posso enganar?

A verdade é que veículos a gasóleo mais antigos e alguns postos de combustível permitem ainda que o incidente ocorra. Seja por distração, pressa ou mesmo um descuido, pode acontecer que coloques combustível errado no depósito.

A grande maioria dos utilizadores, em especial de veículos a gasolina, não irá ter este problema. O bocal de enchimento do depósito de gasolina tem um diâmetro menor do que o bocal do depósito de gasóleo.

Por isso a maioria dos acidentes ocorre justamente com condutores que, habituados a conduzir carros a gasolina, passam para um a gasóleo, e como a ponta da pistola da mangueira é mais estreita podem ser levados ao engano.

Enganei-me e abasteci com o combustível errado. O que fazer?

Se deste logo pelo erro, não ligues o motor. Deves de imediato chamar a assistência em viagem e dirigir-te a uma oficina para que os técnicos possam avaliar e resolver a situação com o menor dano possível.

Se não te apercebeste e, passados uns metros, começas a sentir que algo de errado se passa, quer com a forma como o motor evolui, quer pelo fumo que possa eventualmente sair em demasia, quer por qualquer outro sinal anómalo, então deves parar o carro num local em segurança e… chamar a assistência em viagem.

Quais as consequências de abastecer com o combustível errado?

A distração pode ter consequências mais ou menos graves consoante o combustível e a idade do veículo. Mas terás sempre que gastar mais dinheiro para resolver o problema se o carro for Diesel.

Os veículos modernos, seja com combustão a gasolina ou gasóleo, são equipados com filtros que tem como missão, entre outras, auxiliar na redução das emissões de partículas. E aqui há diferenças entre ambos.

Nos motores a gasóleo mais modernos, se circulares com o carro os danos podem ser elevados e obrigar a reparação algo dispendiosa. A necessidade de cumprir as normas antipoluição obrigam os construtores a terem filtros que apenas estão adequados ao combustível previsto.

No limite, as consequências podem levar a sérios danos no motor.

Já nos motores a gasolina, tudo depende da antiguidade do carro. Mas não acredites na história do carro que até com óleo de cozinha circulava… Os motores mais recentes dos veículos a gasolina também têm sistemas de filtração antipoluição e também são afetados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal