Energia

Combustíveis: qual a melhor hora para atestares? Mais 7 dicas de eficiência

Com o preço do combustível em alta e o calor a apertar, todas as dicas são úteis. Espreita aqui alguns conselhos de poupança
Texto

Se consultares vários especialistas, irás receber diferentes sugestões sobre qual o melhor momento do dia para abastecer o teu carro, esteja um belo dia de calor ou um cinzento dia de inverno. Mas há uma coisa onde todos estão de acordo: se a luz da reserva acender, vai abastecer!

Parece óbvio? Mas o óbvio até pode ter mais do que uma explicação. Vamos começar por aqui. O depósito do teu carro não é um compartimento 100% estanque. Aliás, a partir do momento em que abres o tampão do combustível, inclusive, deves ter especial cuidado para não deixar entrar nada lá para dentro que não seja o líquido que pretendes.

O facto é que há resíduos, ou pequenos sedimentos, que se vão acumulando no depósito com o tempo e que, em contacto com o combustível, alguns até acabam por se ir dissolvendo (há combustíveis melhor aditivados do que outros que auxiliam na limpeza do depósito), mas, quando tens pouco combustível, esses resíduos podem ir em maior quantidade para os injetores, motor… ou seja, simplificando, podem vir a existir problemas.

Posto de combustível (Foto: Michael Probst/AP)

E como falamos em “óbvio” falta justamente essa parte… é que é óbvio que se tiveres o carro a chegar ao limite da reserva, podes ter um problema qualquer que, de repente, te impede de abastecer (quem nunca esqueceu a carteira em casa?) e… ficas parado.

Depois vem outra questão que separa especialistas. Atestar em que altura? Quando estás com meio depósito ou quando o carro está quase na reserva? A resposta mais consensual está no meio. Ou seja, se o indicador de combustível estiver entre o último quarto do depósito e o meio depósito, então, essa é a melhora altura (em termos de eficiência) para poderes atestar.

Nesta dica, junta aqui um fenómeno da psicologia. Se atestares o carro com ele na reserva, o valor que colocas é sempre elevado. Se te habituares a algo pelo meio, irás estar mais confortável e com menos stress (sim, verdade, gastas o mesmo, mas com menos stress).

Qual a melhor hora do dia para atestar o carro?

Antes de qualquer teoria ou de leres a nossa resposta, assenta aqui a tua própria convicção: atesta quando te sentires mais confortável. Há horas do dia em que os postos de abastecimento de combustível não têm praticamente ninguém e há outros momentos em que é caótico atestar. Isso pode ter mais influência no teu bem-estar do que qualquer outro conselho.

E é isso mesmo que aqui te vamos deixar: apenas um conselho. Em muitos fóruns podes já ter lido a teoria de que o fluído é mais denso quando está frio e que por isso terias mais combustível pelo mesmo valor. Mas, repetimos, é uma teoria e na verdade, isso não é bem assim.

O facto é que os tanques de combustível disponíveis nas principais estações de serviço são, por lei, altamente isolados e protegidos contra temperaturas do exterior. O combustível não é suposto entrar no teu carro a -20 graus se viveres na Islândia ou a 40 graus se viveres na África do Sul.

Por isso, na verdade, a temperatura do combustível é altamente controlada e o impacto da hora de atestar é menor do que possas pensar.

Mas, ainda assim, sim, a melhor hora para atestares o carro, de acordo com a maioria dos especialistas, é ao início da manhã ou ao final da tarde, se esses forem os períodos mais frescos no local onde vives.

Agora, tão importante como a hora e momento de atestar: há mais coisas com que te deves preocupar em termos de eficiência e poupança de combustível.

7 dicas de eficiência para poupar no combustível

  • Abastece antes do indicador de reserva acender;
  • Testa vários combustíveis aditivados até perceberes qual é o que realmente tem melhor eficácia no teu caso;
  • Atesta quando o ponteiro estiver entre o quarto de depósito e meio depósito;
  • Mantém os pneus com a pressão correta, em caso de dúvida consulta uma oficina especializada;
  • Não circules de forma regular com cargas pesadas, aumentam o consumo e prejudicam o conforto;
  • Evita estradas com pavimento em mau estado. Vais andar mais vezes em alta rotação e a consumir mais;
  • Acelera e trava com cuidado, brusquidão é normalmente sinal de maior consumo

(Fotos: Unsplash, Pexels e Associated Press)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida