Mobilidade

Dicas para poupar alguns euros no dia a dia com o seu automóvel

No Dia Mundial da Poupança algumas sugestões para poupar alguns preciosos euros com pequenas atenções à sua condução e ao seu carro
Dia Mundial da Poupança
Dia Mundial da Poupança
PUB

Sabemos que o futuro deverá passar por soluções mais limpas, mas a grande maioria dos condutores ainda utiliza carros a combustão, vulgo gasolina/Diesel. Não desespere. Há sempre forma de poder poupar combustível e o próprio desgaste do carro. Ajuda o ambiente e, claro, ajuda a sua carteira

Dicas de combustível e condução

PUB

Aproveite os descontos e vouchers das gasolineiras. Mesmo sem procurar postos de abastecimento de marca branca (que podem ou não ter os aditivos desejados), a verdade é que muitas marcas “premium” tem parcerias em dias, cartões de desconto e outros que lhe podem permitir poupar 6 a 14 cêntimos por litro. Num depósito de 50 litros isto significa que pode poupar até 7 euros.

PUB

Por outro lado, fale com o vendedor do seu carro ou questione a marca. Será que necessita mesmo de colocar combustível “premium” e pagar mais por isso? Mais de 10 cêntimos por litro face a um combustível "normal" ou "regular" pode não fazer diferença, a não ser que conduza um veículo desportivo…

Faça a gestão dos preços dos combustíveis no seu dia a dia e nos seus trajetos. Se calhar se fizer mais 5 km pode encontrar mais barato, mas na mesma ótica pode não fazer sentido fazer mais 50 km…

PUB

Monitorize a média de combustível consoante o trajeto que faz. Experimente outros trajetos. Nem sempre a linha reta numa via rápida é necessariamente mais económica que uma estrada secundária. E a verdade que serve ao potente desportivo do seu vizinho pode não se adequar ao seu utilitário.

Utilize o acelerador de forma responsável. Não precisa de estar a pressioná-lo a não ser que tenha necessidade de aumentar a velocidade.

Dicas Pneus e manutenção

Verifique os pneus (pressão, desgaste, etc) e escolha-os, se tiver de trocar, em função da sua verdadeira necessidade.

Vamos lá a ver, se a sua condução é pacata e conduz maioritariamente para o trabalho para que é que necessita do mais recente pneu superdesportivo?

Procure uma casa especializada e informe-se sobre os pneus mais ecológicos. Poderá poupar 5% de combustível. E isso é válido para o estado do pneu. Um pneu velho, para além das emissões de CO2 serem piores que um pneu recente pode estar a contribuir para gastar mais combustível.

Pequenas coisas. Se as suas escovas limpa vidros tiverem sujas vão gastar-se mais depressa e eventualmente riscar o vidro que lhe pode trazer custos. Não é preciso muita manutenção. Uma vez ou outra levante a escova e com um algodão limpe a borracha da mesma retirando poeiras. Vai prolongar a vida da escova.

PUB

Na verdade, a questão da limpeza aplica-se também ao carro. Vai poupar numa possível pintura se tiver cuidado com o carro. Os dejetos de pombos são corrosivos e a urina de alguns animais não é benéfica para as suas jantes…

Seguros e crédito

Há quanto tempo não faz uma pesquisa pelos seguros auto? Sabia que há inclusive formas de associar vários seguros de forma a poupar dinheiro? E já agora reveja as suas coberturas. Tem a certeza que ainda necessita de todas? Por vezes contratamos algo em função de uma determinada necessidade, mas depois já não usamos.

Se comprar um carro novo que a marca oferece a assistência em viagem se calhar pode prescindir da assistência em viagem do seguro. Veja se é vantajoso. Verifique se tem ou não vantagens em pagar mês ou ano…

Cada pessoa tem necessidades específicas, procure encontrar o equilíbrio e solicite propostas específicas para o seu caso.

O mesmo se aplica para um potencial crédito. Veja se é possível negociar, se existe forma de baixar o valor mensal, porque por vezes é mais vantajoso voltar a negociar uma divida ao fim de alguns anos.

PUB

“Dica Extra”

Estacionamento. Dica importante. Não para poupar no imediato, mas para evitar gastos futuros. Como?

Quando estacionar tome em atenção que carro tem ao seu lado. Se o espaço for apertado e tiver um grande carro ao seu lado, o condutor desse veículo pode sem querer bater com a porta no seu carro… vai ficar um risco ou mossa… que depois custa a arranjar.

Procure um lugar que seja fácil de abrir as suas portas e… já agora, as dos outros carros.

Mas, não exagere, não precisa procurar um espaço livre no meio do parque deserto...

(Fotos: E. McLean, R. Esquivel, Rodnae P., Andrea P., Gustavo S./Pexels)

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados