Energia

Preço dos combustíveis: em tempo de férias só desce a gasolina

Calor é tempo de férias para muitos e é tempo de abastecer o depósito. Fica aqui com a previsão da AWAY
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

Combustíveis continuam a ser das principais preocupações dos portugueses, ainda para mais em tempos de férias e deslocações programadas.

Para a próxima semana de 18 a 24 de julho a nossa previsão indica que o preço da gasolina poderá descer até 4 cêntimos por litro (0,04 euros) e o gasóleo deverá manter-se inalterado.

Esta previsão leva em linha de conta alguns fatores, entre eles, o facto do petróleo Brent estar a aliviar a pressão, mas continua a existir subida no custo da refinação (em especial do gasóleo). No dia 15 de junho de 2022, o Brent de referência para o mercado europeu estava a negociar acima dos 115 dólares por barril. Um mês depois tem estado a rondar os 100 dólares por barril (hoje, dia 15 de julho, data da nossa previsão semanal, o petróleo estava a negociar a 100,98 às 11h00).

Preço dos combustíveis em Portugal

Dados recolhidos junto da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), que publica o preço médio de venda e o preço de referência no mercado, permitem perceber comportamentos diferentes no preço médio dos combustíveis.

Assim, no período de 15 de junho a 15 de julho (um mês de análise) o preço da gasolina sofreu uma descida de 14,4 cêntimos por litro (0,144). Já o preço do gasóleo tem tido um comportamento de descida menos acentuado, ainda assim, desceu 10,2 cêntimos por litro (0,102 euros), no período referido.

Em consulta aos dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que compila preços médios praticados em todo o país em cerca de 2400 postos, é possível verificar que o preço médio de venda ao público do gasóleo simples situa-se nos 1,909 euros/litro e o preço médio da gasolina simples 95 é de 2,009 euros/litro (dados referentes a média de dia 14 de julho).

Combustíveis: Como fazemos a nossa previsão?

Esta previsão (realizada hoje dia 15 de julho) foi realizada com acompanhamento diário do mercado, evolução do preço do Brent, análise de tendência e consulta privada a fontes do setor da revenda de combustível.

Recordamos que os operadores e postos de combustível são livres de praticar o preço que desejam (apenas tem que cumprir com obrigações em temos de impostos). Por isso deverás sempre verificar na tua zona quais os melhores preços e não esquecer que há várias gasolineiras que tem preços “low cost” e outras tem acordos via cupões, cartões e outros descontos associados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano