Energia

Greenvolt entra na Irlanda investindo €25 milhões na Enerpower

Compra de posição maioritária na Enerpower permite entrada da Greenvolt no segmento de energia renovável solar distribuída
Texto
Greenvolt com maioria do capital da Enerpower (foto: captura)
Greenvolt com maioria do capital da Enerpower (foto: captura)

O Grupo Greenvolt chegou a acordo para a compra de 50,24% do capital da irlandesa Enerpower, um investimento em renováveis no valor de 25 milhões de euros que permite a entrada da empresa num novo mercado de geração de energia solar distribuída.

De acordo com informação disponibilizada à imprensa, a entrada no capital maioritário da Enerpower, que se dedica exclusivamente a contratos de compra de energia de longo prazo (Power Purchase Agreement - PPA) é um primeiro passo para a presença portuguesa da Greenvolt na Irlanda, visto que poderá reforçar a participação na empresa irlandesa até 100% dentro de cinco anos.

O grupo português, com projetos em Espanha, Polónia, Islândia e Alemanha passa assim a ter acesso ao mercado irlandês, onde existe um elevado potencial de crescimento, prevendo-se a duplicação da capacidade instalada de energias renováveis no setor comercial e industrial, de energia solar distribuída, até ao final da década.

enerpower - away
Instalação solar Enerpower na Eli Lilly, Irlanda (foto: divulgação)

A Enerpower, sediada em Waterford no sul da Irlanda, possui um vasto portfolio de clientes internacionais como a PepsiCo, Lidl, Pfizer ou a Virgin Media, além de PPA celebrados com a Tesco e a Eli Lilly.

Em 2022 a empresa irlandesa instalou uma capacidade total de 33 megawatts (MW) de capacidade de energia solar, valor que estima crescer em 30% para o presente ano.

Até ao final do primeiro semestre de 2023, a Greenvolt, que pretende assumir uma posição de destaque no segmento da geração distribuída, detinha cerca de 166 MW no seu portefolio de projetos de autoconsumo de energia solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida