Nos últimos anos, tem-se visto uma crescente procura por veículos eletrificados, especialmente em países europeus onde a venda de veículo híbridos, híbridos plug-in e elétricos tem vindo a aumentar.
Para dar resposta a esta tendência, as marcas automóveis têm criado estratégias para apresentar novos modelos mais sustentáveis e conseguir, elas próprias tornarem-se mais sustentáveis, caminhando assim para o objetivo de descarbonização até ao ano 2050. A Mazda é uma dessas marcas.
Durante a apresentação, em Portugal, da geração 2022 da Mazda em que foram dadas a conhecer as novas atualizações dos modelos do fabricante japonês, houve ainda oportunidade de falar sobre o plano para começar a descarbonizar a frota, naquilo a que a marca chama de Multi Approach.
Na prática, o plano da marca é fazer a transição a acompanhar o mercado e não passar a produzir apenas veículos eletrificados de um momento para o outro.
“O objetivo é acompanhar a evolução, uma vez que há países onde estes veículos fazem sentido, mas há outros onde ainda há uma elevada procura por veículos com combustíveis ditos tradicionais”, referiu Luís Morais, Diretor Geral da Mazda Motor Portugal.
Parte deste plano de transição é o novo Mazda2 Hybrid, apresentado o ano passado, que é identificado como um “produto importante”. É resultado da parceria com a Toyota.
Este novo híbrido, o primeiro da marca japonesa, é produzido pela Toyota e é irmão gémeo do Yaris híbrido. Para o diferenciar, a Mazda irá aposta num conjunto de equipamentos, assim como em serviços específicos.
O novo Mazda2 Hybrid vai estar disponível em três versões, a Pure, Select e Agile, sendo que esta última vai ter uma campanha especial de financiamento. Os preços vão variar entre os 24.397 euros e os 30.697 euros.
Parte também da Mazda Multi Approach são o SUV CX-60, que deverá chegar no verão com uma versão plug-in, e o elétrico MX-30 que deverá ter novas atualizações ainda este ano, ainda que não tenha sido referido quais serão.
(Fotos: Mazda e direitos reservados)