Mobilidade

Mazda entra no segmento dos híbridos com o novo 2 Hybrid

Modelo fabricado pela Toyota, “gémeo” do Yaris, vai chegar ao mercado europeu na próxima primavera e promete consumos médios de 3,8 a 4,0 l/100 km
Texto

A partir da primavera do próximo ano, a Mazda vai ser mais um construtor a ter na sua gama uma proposta híbrida. Será nessa altura que chegará ao mercado europeu o novo Mazda 2 Hybrid, automóvel que combina um motor a gasolina de três cilindros, com uma unidade elétrica de 59 kW, o que confere uma potência combinada de 115 cv.

Produzido pela Toyota Motor Europe, o modelo “gémeo” do Yaris que marca a estreia da Mazda no segmento dos híbridos regista um consumo médio de 3,8 a 4,0 l/100 km e emissões de CO2 de 87 a 93 g/km, dependendo das dimensões das jantes: 15" ou 16".

Os valores reduzidos são alcançados através da combinação do uso dos dois motores, sendo que no arranque o Mazda 2 Hybrid funciona automaticamente em modo 100% elétrico, podendo assim manter-se em ambiente urbano.

Em condução normal, o fornecimento de potência é repartido entre o motor a combustão e o motor elétrico. Dessa forma é garantida uma otimização no desempenho, bem como uma maior eficiência ao nível da utilização de combustível. Como é habitual nos sistemas híbridos, no novo Mazda 2 Hybrid a energia cinética é recuperada como energia elétrica sempre que se dá uma desaceleração ou travagem, a qual é armazenada na bateria.

O modelo japonês vai estar disponível em três níveis de equipamento – Pure, Agile e Select – para os quais o representante em Portugal não revelou ainda os preços.

De referir que a sua comercialização se insere na estratégia ambiental da Mazda, que estabeleceu como metas a redução de 50% das emissões médias de CO2 “do produtor ao consumidor” até 2030, e a neutralidade carbónica até 2050.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente