Mobilidade

Mazda competiu com carro que usou combustível feito a partir de óleo de cozinha e microalgas

Marca japonesa integra a utilização de biodiesel de nova geração em motores de combustão na sua estratégia para atingir a neutralidade carbónica
Texto
Mazda2 a biodiesel de nova geração
Mazda2 a biodiesel de nova geração

A Mazda marcou presença na corrida “Super Taikyu Race”, que teve lugar no Circuito Internacional de Okayama, no Japão, com um automóvel equipado com motor diesel convencional (Skyactiv-D 1.5), alimentado com um biocombustível feito a partir de óleo de cozinha usado e gorduras de microalgas.

A iniciativa insere-se no projeto de cooperação que a Mazda está a desenvolver com outros construtores japoneses, que visa explorar novas formas de usar combustíveis verdes em motores de combustão.

Descobre aqui o projeto dos construtores japoneses

Os biodiesel de nova geração, como este usado pela Mazda na corrida de resistência, têm como principais vantagens o não competir com a tradicional cadeia de fornecimento de alimentos, ao contrário dos combustíveis de base biodiesel atualmente existentes no mercado, e a possibilidade de poderem ser usados como alternativa ao gasóleo à base de petróleo em veículos e equipamentos, sem que tal implique a realização de quaisquer modificações mecânicas.

Biocombustíveis, o que são?

Na prova realizada no circuito japonês de Okayama, o Mazda Demio (Mazda 2 na Europa) da equipa NOPRO percorreu com êxito as 94 voltas, estando equipado com o bloco diesel de 1,5 litros, ao qual não foi feita qualquer alteração para receber o novo combustível. Face aos positivos resultados obtidos, o construtor já fez saber que irá alinhar em todas as rondas do campeonato Super Taikyu Series em 2022 e que deverá continuar a usar o mesmo biodiesel de nova geração.

Mazda está focada na sustentabilidade

Como parte do seu compromisso para alcançar a neutralidade carbónica, a Mazda pretende expandir a sua gama de motores com a oferta aos consumidores de soluções híbridas, híbridas plug-in, elétricas e também de combustão com o uso de combustíveis renováveis. Nesse sentido, a marca está envolvida na iniciativa “Hiroshima ‘Your Green Fuel’ Project”, que se destina a popularizar e a divulgar a utilização de biocombustíveis de nova geração na cidade onde está sediada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal