Camiões movidos a hidrogénio e autónomos podem muito em breve ser uma realidade nas estradas. A Hyundai Motor juntou-se à empresa de software Plus e criou o primeiro camião elétrico de hidrogénio com capacidade de locomoção autónoma de nível 4.
O camião XCient Fuel Cell da Hyundai Motor foi equipado com tecnologia de condução autónoma de nível 4 e foi apresentado no Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, nos Estados Unidos.
A unidade vai ser agora avaliada, sendo este o primeiro teste a ser feito a um veículo pesado a hidrogénio com condução autónoma nos Estados Unidos.
Descobre aqui quais são os cinco níveis de condução autónoma
O camião em questão de Classe 8 é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor elétrico de 350kW, tendo uma autonomia de mais de 725 km. Para a condução autónoma, o XCient Fuel Cell recebeu a solução SuperDrive da Plus que usa uma combinação de sensores de ponta, incluindo LiDAR, radar e câmaras.
Com o desenvolvimento deste camião a hidrogénio autónomo, a Hyundai e a Plus querem demonstrar que estes veículos podem ajudar a tonrar o transporte mais seguro, eficiente e sustentável.