Mobilidade

Camiões a hidrogénio da Hyundai superam 5 milhões de km em utilização real

Experiência bem-sucedida na Suíça leva o construtor a expandir a tecnologia de pilha de combustível em toda a Europa
Texto
Camiões Hyundai a hidrogénio atingem marca histórica
Camiões Hyundai a hidrogénio atingem marca histórica

Mais de 5 milhões de quilómetros é quanto já percorreu a frota de veículos pesados movidos a hidrogénio que a Hyundai exportou para a Suíça. A distância foi coberta por 47 camiões Xcient Fuel Cell no espaço de dois anos.

Desde 2020 que os camiões alimentados a hidrogénio fabricados pelo construtor coreano estão ao serviço de 23 empresas suíças que os utilizam em operações de logística, distribuição e abastecimento de supermercados.

Hyundai Xcient Fuel Cell - AWAY
Hyundai Xcient Fuel Cell ao serviço na Suíça

Esta ampla utilização em ambiente real dos Xcient Fuel Cell permite à Hyundai encarar com otimismo a adoção generalizada do hidrogénio e da tecnologia de pilha de combustível para fazer mover veículos pesados.

Perante a experiência bem-sucedida na Suíça, o construtor veio confirmar que irá expandir a área de negócio do fuel cell aplicado a pesados na Europa.

O camião fuel cell da Hyundai está equipado com sete depósitos de hidrogénio que oferecem uma capacidade de armazenamento combinada de cerca de 31 kg de combustível. O reabastecimento completo de um tanque demora cerca de 8 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente. A autonomia deste modelo ronda os 400 quilómetros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias