Mais de 5 milhões de quilómetros é quanto já percorreu a frota de veículos pesados movidos a hidrogénio que a Hyundai exportou para a Suíça. A distância foi coberta por 47 camiões Xcient Fuel Cell no espaço de dois anos.
Desde 2020 que os camiões alimentados a hidrogénio fabricados pelo construtor coreano estão ao serviço de 23 empresas suíças que os utilizam em operações de logística, distribuição e abastecimento de supermercados.
Esta ampla utilização em ambiente real dos Xcient Fuel Cell permite à Hyundai encarar com otimismo a adoção generalizada do hidrogénio e da tecnologia de pilha de combustível para fazer mover veículos pesados.
Perante a experiência bem-sucedida na Suíça, o construtor veio confirmar que irá expandir a área de negócio do fuel cell aplicado a pesados na Europa.
O camião fuel cell da Hyundai está equipado com sete depósitos de hidrogénio que oferecem uma capacidade de armazenamento combinada de cerca de 31 kg de combustível. O reabastecimento completo de um tanque demora cerca de 8 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente. A autonomia deste modelo ronda os 400 quilómetros.