O hidrogénio está a ganhar cada vez mais terreno na área da mobilidade e até os camiões do lixo já começam a usar este combustível. A New Way, uma empresa americana de camiões, e a Hyzon, que desenvolve motores com tecnologia fuel cell, apresentaram o primeiro camião do lixo americano a hidrogénio com zero emissões.
O camião do lixo movido a hidrogénio Class 8, que esteve em exposição na Waste Expo, em Las Vegas, no início de maio, vem equipado com o sistema fuel cell de 200 kW desenvolvido pela Hyzon, que lhe permite percorrer até 200 km e faz a recolha de lixo de 1200 caixotes entre abastecimentos.
Este camião tem ainda um sistema automatizado para apanhar os caixotes com alcance de 3,6 metros.
No habitáculo, foi colocado um display que dá informação sobre o hidrogénio, mostra ao ocupante como funciona a tecnologia fuel cell e dá especificações sobre o camião.
O camião do lixo a hidrogénio vai começar a ser testado nas ruas de São Francisco, na Califórnia, pela empresa Recology, que faz recolha de lixo e reciclagem. Quem sabe, estes camiões do lixo a hidrogénio não chegam também a Portugal no futuro.