Mobilidade

Honda aposta em hidrogénio com SUV elétrico plug-in fuel cell

Novo Honda CR-V e:FCEV tem autonomia para mais de 660 km graças a hidrogénio e bateria elétrica
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Crossover elétrico plug-in com pilha de hidrogénio Honda CR-V e:FCEV
Crossover elétrico plug-in com pilha de hidrogénio Honda CR-V e:FCEV

O Honda CR-V está diferente. A marca japonesa está a apostar nos combustíveis do futuro e apresentou o seu SUV agora numa versão híbrida plug-in com pilha de hidrogénio.

Foi na H2 & FC Expo – a Expo Internacional de Hidrogénio e Fuel Cell que se ficou a conhecer o novo CR-V e:FCEV que se adapta perfeitamente a viagens mais curtas ou mais longas graças à bateria elétrica e ao hidrogénio.

Honda CR-V fuell cell - AWAY
Honda CR-V agora numa versão híbrida plug-in com pilha de hidrogénio

Graças à função de carregamento plug-in, a bateria não usa apenas a eletricidade gerada pelas pilhas de hidrogénio, podendo ser carregada na tomada de casa ou em viagem. Para viagens mais longas, é só abastecer com hidrogénio, um processo que demora cerca de três minutos.

Esta funcionalidade garante que o Honda CR-V e:FCEV tenha mais de 600 km de autonomia com um depósito cheio de hidrogénio e ainda tenha uma autonomia extra de 60 km.

O CR-V e:FCEV terá um sistema fuel cell desenvolvido pela Honda e para General Motors (GM) e produzido pela sua empresa de joint-venture. Comparativamente ao sistema de células de combustível de 2019, este tem um custo global cerca de dois terços mais baixo.

Honda CR-V fuel cell - AWAY
Abastecimento do hidrogénio demora cerca de 3 minutos

O sistema de pilhas de hidrogénio tem também mais durabilidade (o dobro do sistema anterior) e a resistência a baixas temperaturas aumentou.

A produção do SUV CR-V e:FCEV será feita em Ohio, nos Estados Unidos, e estará à venda primeiro no Japão, chegando no final do ano aos Estados Unidos. Ainda não foi anunciado se chegará ao mercado europeu.

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