O grupo Mol inaugurou uma fábrica de produção de hidrogénio verde em Százhalombatta, na Hungria. Com capacidade de produção de mais de 10 megawatt a partir de energia renovável, esta unidade é a maior do centro e leste da Europa.
O projeto implicou um investimento de 22 milhões de euros e vai permitir a produção anual de 1600 toneladas de hidrogénio verde, ou seja, hidrogénio produzido a partir de fontes renováveis e limpas.
A unidade, que deverá começar a produzir na segunda metade de 2024, utiliza um eletrolisador da Plug Power que separa a água em hidrogénio e oxigénio. Desta forma, por cada tonelada de hidrogénio produzido, são também criadas entre 8 e 9 toneladas de oxigénio.
A produção de hidrogénio em Százhalombatta vai permitir uma redução de emissões de 25 mil toneladas na refinaria de Danúbio, refere o grupo Mol em comunicado.
O hidrogénio produzido nesta unidade vai ser usado para produção de combustível, explica o Mol.
O grupo está já a planear duas outras unidades de produção de hidrogénio verde, uma em Rijeka e outro em Bratislava. A aposta no hidrogénio verde faz parte da estratégia da empresa Shape Tomorrow que tem o objetivo de tornar a região mais sustentável, autossuficiente e competitiva.