Energia

EDP investe 15,5 milhões de euros na produção de hidrogénio verde em Portugal

Projeto no Carregado terá capacidade de eletrólise de cinco megawatts
Texto
EDP Renováveis aposta em hidrogénio
EDP Renováveis aposta em hidrogénio

A EDP planeia investir 15,5 milhões de euros numa estação de produção de hidrogénio verde em Portugal. O projeto vai ser desenvolvido na proximidade da antiga Central Térmica do Carregado, em Alenquer.

De acordo com uma fonte oficial da EDP, citada pela Lusa, a estação de produção de hidrogénio verde terá capacidade de eletrólise de cinco megawatts.

O hidrogénio verde produzido aqui vai ser, na sua grande maioria, injetado na rede de transporte de gás natural. Cerca de 5% vai ser usada para abastecer um posto de distribuição de hidrogénio para veículos pesados.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a EDP, o Município de Alenquer, uma marca de veículos pesados e uma empresa de logística formada em 2020. O objetivo é avaliar e testar o uso do hidrogénio como vetor energético no setor de transportes e logística e promover o papel do hidrogénio na descarbonização.

“O projeto visa investigar a forma de flexibilizar a produção de energia em centrais de ciclo combinado, permitindo um funcionamento mais eficiente e a redução dos impactos ambientais”, refere o acordo, a que a agência Lusa teve acesso.

Devido a um atraso de cerca de um ano na decisão de alocação dos fundos Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto teve um ajuste nos prazos inicialmente previstos.

A Câmara Municipal de Alenquer, que cedeu terrenos para o projeto, confirmou à Lusa que o projeto aguarda pela definição do leilão de preço para a injeção na rede de gás natural e do fornecedor de veículos que possua os dados técnicos e possa fornecer os equipamentos a tempo.

Os envolvidos no projeto acreditam que é essencial desenvolver uma cadeira de valor do hidrogénio em Portugal, já que este é uma das soluções mais promissoras para descarbonizar setores como as indústrias a altas temperaturas, a aviação ou o transporte pesado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
Um dos relógios mais sustentáveis é feito com materiais reciclados
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D