Os comboios do futuro poderão levitar na linha. Pelo menos é essa a proposta da empresa italiana IronLev que está a desenvolver um veículo com levitação magnética que funciona nas linhas férreas existentes, sem ser necessário qualquer ajuste às infraestruturas.
A tecnologia usada, de levitação magnética, cria uma almofada de ar entre os carris e o veículo, separando-os, e diminuindo a fricção, o som e as vibrações, e aumentando a eficiência.
Esta tecnologia não é nova, mas até agora era considerada tecnicamente complexa e demasiado cara para ser adotada a grande escala. A IronLev está a criar uma proposta que elimine estes problemas.
Este ano, a empresa já teve oportunidade de testar a sua tecnologia de levitação magnética. O teste foi feito com um veículo que pesava mais de uma tonelada que percorreu com sucesso um trecho de dois km, não ultrapassando a velocidade de 70 km/h. Não foi necessário fazer modificações na ferrovia para o teste.
O próximo objetivo da empresa é desenvolver um trolley motorizado com peso de até 20 toneladas e velocidade de até 200 km/h. Este é um passo intermédio para chegar a testes com veículos completos. O objetivo é desenvolver um sistema para transporte de pessoas que seja sustentável e silencioso para poder ser usado em ambientes urbanos.
A IronLev é uma empresa italiana focada em sistemas de levitação magnética, tendo já vários produtos no mercado.