Mobilidade

Comboios a hidrogénio poderão ser realidade no Reino Unido já em 2035

Consórcio britânico obtém novo financiamento para desenvolver comboios elétricos alimentados a hidrogénio verde
Texto
Projeto quer pôr comboios a hidrogénio a circular até 2035 (foto: divulgação)
Projeto quer pôr comboios a hidrogénio a circular até 2035 (foto: divulgação)

É já neste mês de agosto que arranca o desenvolvimento do projeto Holistic Hydrogen Approach to Heavy Duty Transport, depois de assegurado um novo investimento para a iniciativa que envolve quatro empresas britânicas e cujo objetivo final é retirar de circulação todos os comboios Diesel da rede britânica de caminhos de ferro até 2040.

A parceria entre a empresa de consultoria e engenharia Ricardo, a energética Scottish Power, a operadora de infraestrutura ferroviária Network Rail Scotland e a Universidade de Leeds entra, assim, numa nova fase.

Durante os próximos seis meses, o consórcio vai testar a utilização de hidrogénio verde, produzido através de fontes de energia renováveis, em protótipos de comboios elétricos alimentados a hidrogénio. O plano estipulado contempla a substituição dos comboios a gasóleo que circulam nas zonas rurais da Escócia até 2035.

O projeto já havia recebido financiamento ainda na fase “discovery” e garante agora o estatuto de projeto Alfa por parte do Fundo de Inovação Estratégica (SIF, na sigla original), o que viabiliza a entrada de capital adicional.

Lançado em 2021 pelas entidades Ofgem e Innovate UK, este fundo visa acelerar a transição progressiva do fornecimento de gás importado para uma energia produzida localmente, descarbonizada e com baixos custos para os consumidores, capaz de transformar o Reino Unido num centro de inovação energética.

No âmbito da categoria transportes, entre os três projetos a concurso que englobavam a ferrovia, apenas o consórcio liderado pela Ricardo obteve luz verde para a obtenção de financiamento.

Depois de terminada a fase de testagem e prototipagem, o projeto de comboio elétrico a hidrogénio das quatro entidades britânicas deverá entrar numa nova ronda de financiamento, com vista ao desenvolvimento para a fase de pré-produção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal