É já neste mês de agosto que arranca o desenvolvimento do projeto Holistic Hydrogen Approach to Heavy Duty Transport, depois de assegurado um novo investimento para a iniciativa que envolve quatro empresas britânicas e cujo objetivo final é retirar de circulação todos os comboios Diesel da rede britânica de caminhos de ferro até 2040.
A parceria entre a empresa de consultoria e engenharia Ricardo, a energética Scottish Power, a operadora de infraestrutura ferroviária Network Rail Scotland e a Universidade de Leeds entra, assim, numa nova fase.
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Durante os próximos seis meses, o consórcio vai testar a utilização de hidrogénio verde, produzido através de fontes de energia renováveis, em protótipos de comboios elétricos alimentados a hidrogénio. O plano estipulado contempla a substituição dos comboios a gasóleo que circulam nas zonas rurais da Escócia até 2035.
O projeto já havia recebido financiamento ainda na fase “discovery” e garante agora o estatuto de projeto Alfa por parte do Fundo de Inovação Estratégica (SIF, na sigla original), o que viabiliza a entrada de capital adicional.
Lançado em 2021 pelas entidades Ofgem e Innovate UK, este fundo visa acelerar a transição progressiva do fornecimento de gás importado para uma energia produzida localmente, descarbonizada e com baixos custos para os consumidores, capaz de transformar o Reino Unido num centro de inovação energética.
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No âmbito da categoria transportes, entre os três projetos a concurso que englobavam a ferrovia, apenas o consórcio liderado pela Ricardo obteve luz verde para a obtenção de financiamento.
Depois de terminada a fase de testagem e prototipagem, o projeto de comboio elétrico a hidrogénio das quatro entidades britânicas deverá entrar numa nova ronda de financiamento, com vista ao desenvolvimento para a fase de pré-produção.