Mobilidade

Dinamarca começa a substituir comboios Diesel por elétricos Siemens Mobility

Empresa de transporte ferroviário Midtjyske Jernbaner encomendou à Siemens sete comboios elétricos de duas composições
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Siemens Mobility Mireo B
Siemens Mobility Mireo B

 

São fabricados pela Siemens Mobility os sete novos comboios elétricos Mireo Plus B que a empresa de transporte ferroviário dinamarquesa Midtjyske Jernbaner irá colocar em circulação em duas linhas na região de Midtjylland, onde opera.

Esta é a primeira encomenda de comboios alimentados a bateria que tem a Dinamarca como destino, embora seja já o terceiro contrato do género estabelecido pela alemã Siemens, depois de nos últimos dois anos ter recebido encomendas de duas empresas suas conterrâneas no total de 51 comboios.

Integrado num projeto piloto que tem como objetivo a substituição de todas as locomotivas Diesel ainda a operar na Dinamarca, o comboio Mireo Plus B tem instalado um sistema híbrido de bateria de alto desempenho, o qual lhe permite circular em linhas com e sem catenária, ou seja, com e sem sistema de distribuição e alimentação elétrica.

“Este é um passo crucial na nossa própria transição verde, mas também um passo significativo para o objetivo do tráfego ferroviário neutro em termos de CO2 em toda a Dinamarca”, sublinhou Martha Vrist, Presidente Executiva da Midtjyske Jernbaner, em comunicado.

A Siemens Mobility apresentou também há pouco tempo o Mireo H, a hidrogénio

Preparados para oferecer uma opção de mobilidade sustentável e amiga do ambiente, já que não emitem quaisquer gases poluentes, os sete comboios elétricos de duas composições com uma capacidade máxima de 120 passageiros sentados, serão entregues até o final de 2024.

Os Mireo Plus B podem circular a uma velocidade de até 140 km/h e têm uma autonomia de cerca de 80 quilómetros quando alimentados apenas pelas baterias de iões de lítio que se encontram instaladas sob o piso. Estas podem ser carregadas por intermédio dos cabos aéreos de 25 kV nas secções eletrificadas, assim como através da recuperação da energia de travagem do próprio comboio.

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