A Hydrogen Vehicle Systems (HVS) está empenhada em revolucionar o transporte de mercadorias apostando no hidrogénio. Poucos meses depois de ter apresentado o protótipo de um camião de 5,5 toneladas, a empresa de Glasgow, na Escócia, deu a conhecer um novo pesado a hidrogénio de 40 toneladas.
As primeiras imagens em modo teaser já tinham sido apresentadas, mas faltava ficar a conhecer o novo camião que promete ser apenas um dos vários modelos que vão ajudar a descarbonizar o transporte de mercadorias.
Desenvolvido em Glasgow, o camião da HVS de 40 toneladas com sistema fuel cell a hidrogénio foi pensado para garantir boas autonomias, grande capacidade de carga, boa distribuição de peso e excelente aerodinâmica.
Em relação a autonomia, a HVS garante que, dependendo do tipo de condução e das rotas escolhidas, o seu veículo pesado de mercadoria a hidrogénio é capaz de percorrer até 600 km. Na hora de abastecer, bastam 15 a 20 minutos, o mesmo que num pesado Diesel.
Como já tinha sido anunciado, a solução de motorização da HVS inclui um sistema de fuel cell e um outro de armazenamento de energia para fornecer eletricidade a um motor elétrico.