Mobilidade

Inovador camião a hidrogénio de 40 toneladas está prestes a chegar

HVS apresenta o seu primeiro veículo pesado de mercadorias de 40 toneladas movido a hidrogénio
Texto

A Hydrogen Vehicle Systems (HVS) está empenhada em revolucionar o transporte de mercadorias apostando no hidrogénio. Poucos meses depois de ter apresentado o protótipo de um camião de 5,5 toneladas, a empresa de Glasgow, na Escócia, deu a conhecer um novo pesado a hidrogénio de 40 toneladas.

As primeiras imagens em modo teaser já tinham sido apresentadas, mas faltava ficar a conhecer o novo camião que promete ser apenas um dos vários modelos que vão ajudar a descarbonizar o transporte de mercadorias.

Camião a hidrogénio da HVS - AWAY
Camião trator de 40 toneladas a hidrogénio da HVS (foto: divulgação)

Desenvolvido em Glasgow, o camião da HVS de 40 toneladas com sistema fuel cell a hidrogénio foi pensado para garantir boas autonomias, grande capacidade de carga, boa distribuição de peso e excelente aerodinâmica.

Em relação a autonomia, a HVS garante que, dependendo do tipo de condução e das rotas escolhidas, o seu veículo pesado de mercadoria a hidrogénio é capaz de percorrer até 600 km. Na hora de abastecer, bastam 15 a 20 minutos, o mesmo que num pesado Diesel.

Como já tinha sido anunciado, a solução de motorização da HVS inclui um sistema de fuel cell e um outro de armazenamento de energia para fornecer eletricidade a um motor elétrico.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana