Mobilidade

DB Schenker estreia primeiro camião a hidrogénio de 40 toneladas

Um dos serviços diários da DB Schenker está a ser agora feito com um trailer com semi-reboque a hidrogénio
Texto

O operador logístico DB Schenker está agora a usar um trailer com semirreboque movido a hidrogénio, sendo assim o primeiro fornecedor no setor na Alemanha a operar um veículo elétrico de 40 toneladas movido a fuel cell.

Fabricado pela Hyzon, o camião com semirreboque a hidrogénio está a fazer o serviço diário entre Colónia, na Alemanha, e Eupen, na Bélgica. Em comunicado, a DB Schenker explica que a cidade alemã foi a escolhida para receber o veículo já que tem infraestruturas de reabastecimento desenvolvidas.

Camião a hidrogénio - AWAY
Trailer com semirreboque é movido a hidrogénio (foto: Hylane)

O camião tem autonomia de cerca de 400 quilómetros, tendo a grande vantagem de poder ser reabastecido em apenas 15 minutos. A sua capacidade de carga é superior ao de um camião movido apenas a eletricidade.

Para utilizar o veículo a hidrogénio da Hyzon, a DB Schenker fez um leasing com a Hylane, uma empresa alemã de leasing especializada em veículos comerciais neutros em dióxido de carbono (CO2).

As duas empresas têm trabalhado juntas nos últimos dois anos e, além do serviço de aluguer, estão a desenvolver outros projetos como a recolha de dados e funcionamento do serviço regular da DB Schenker entre Colónia e Eupen para que a Hylane possa melhorar os seus modelos de leasing.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida